6 de Agosto de 2020

Recrutamento Security

A pandemia do novo Corona vírus trouxe a necessidade de mudanças e aprimoramento em todos os processos dos negócios. O isolamento social exigiu que empresas e colaboradores reinventassem os processos de seleção e recrutamento para garantir maior segurança aos colaboradores e aos candidatos das vagas em aberto,

Em uma recente matéria em seu portal online, o Jornal Valor Econômico mostrou o aumento de 165% nos processos digitais de recrutamento durante a pandemia, a mesma matéria apontou também a diminuição do tempo médio das contratações em 60%. 

O processo de recrutamento da Security acontece inteiramente online mesmo antes dos efeitos do COVID19 na economia e nas relações de trabalho. A necessidade de ter um processo ágil, rápido e de qualidade está totalmente linkado com a qualidade dos serviços oferecidos pela Security aos nossos clientes e por isto os investimentos de recursos e equipe nessa área foram intensificados durante a pandemia. A psicóloga Mayara Oliveira nos contou mais sobre as novidades do processo,


A operação da Security é grande, estamos presentes em mais de 700 cidades em todo o Brasil, por isso foi necessário inovar e deixar o processo de recrutamento mais próximo dos colaboradores, mesmo à distância. 

Nós investimos bastante em tecnologia para ter um processo totalmente digital, desde a recepção dos currículos, bate papos iniciais com psicólogos e entrevistas mais profundas com gestores e diretores das áreas relacionadas. Estes investimentos garantiram maior agilidade no tratamento dos currículos e minimizaram o tempo gasto com a seleção. Atualmente, o tempo de contratação varia de acordo com a posição, mas em muitos casos as contratações acontecem em menos de 1 semana. 

Os currículos dos profissionais que desejam trabalhar na Security são recebidos em um Portal de Seleção com altíssima inteligência artificial. Essa plataforma é capaz de analisar e combinar parâmetros para filtrar os candidatos que melhor se encaixam as vagas disponíveis, além de manter um histórico das perguntas e entrevistas, facilitando assim uma nova seleção para uma vaga similar.

 

 

Após a peneira digital, os candidatos são contatados pelos psicólogos ou recrutadores da Security para agendar a primeira entrevista por vídeo. Todo o processo acontece digitalmente e o recém contratado colaborador só precisará ir até a Security no dia da entrega dos documentos para a assinatura do contrato. 

Psicóloga Mayara “Muitos candidatos nunca participaram de uma entrevista por vídeo antes. Nós explicamos que a conversa é informal e com o intuito de conhecer o candidato. Alguns de nossos candidatos não possuem computadores em casa, nestes casos fazemos a entrevista com a chamada de vídeo do WhatsApp” afirma Mayara.

Algumas das perguntas mais frequentes dos candidatos no processo à distância é que roupa vestir, como se comportar ou sobre a dinâmica. Os profissionais da Security tranquilizam os candidatos dizendo que o foco está no conversar e conhecer mais de seu perfil. 

Atualmente, a Security realiza mais de 300 entrevistas por mês e para o futuro, as expectativas estão no aprimoramento da tecnologia utilizada no processo e intensificação dos investimentos, para deixar o portal de seleção sempre atual e eficaz; garantindo assim a contratação do profissional ideal para atuar dentro de nossos parceiros e clientes. 

Um sistema de BI (Business Intelligence) permite que os gestores da área de psicologia controlem cada etapa do processo seletivo e tomem as providências necessárias para que tudo ocorra com eficiência.

Gostou? Compartilhe