Das ações aos resultados: veja na prática a atuação da Security
22 de Março de 2023

Das ações aos resultados: veja na prática a atuação da Security

A Security é uma empresa que há 44 anos está presente no mercado de segurança e serviços com especialização em vigilância, facilities e tecnologia. 

Hoje, são mais de 8.000 colaboradores e presença em 11 estados, além do Distrito Federal.

Atuando como uma parceira estratégica na operação e continuidade de grandes organizações e negócios dos mais diversos segmentos, a empresa oferece soluções personalizadas, conforme as necessidades de cada cliente. 

Veja, na prática, de que maneira a Security ajuda empresas a ter um melhor desempenho e como as dificuldades podem ser superadas quando há uma especialização e integração de serviços.

O problema

Quando o assunto são equipes de segurança e facilities, existe algo que muitas empresas compartilham: a dificuldade em estabelecer operações eficientes.

Gerenciar times como esses requer domínio de um mercado repleto de detalhes, etapas e processos que vão desde encontrar o profissional adequado para cada necessidade, garantir a qualificação e o treinamento contínuo, alocar grupos de trabalho de forma estratégica, acompanhamento de desempenho, análises e implementação de melhorias. Em resumo, é mais complexo do que pode parecer. 

Essa era a dor enfrentada por uma grande indústria varejista do segmento de bebidas. A empresa buscou a terceirização mediante problemas com a gestão do seu capital humano, uma deficiência que ocasionava impactos operacionais e estratégicos ao seu negócio principal, que é a produção, distribuição e venda de cervejas, refrigerantes, sucos e outros produtos relacionados.

“A nossa expectativa era contar com a experiência de uma empresa especializada para conseguirmos implementar operações de vigilância, portaria e recepção. Então procuramos a Security para mudar esse cenário, necessitávamos que esses serviços deixassem de ser uma questão negativa para o negócio, tornando-os mais assertivos, trazendo novos resultados e, principalmente, integração e tecnologia.” Assim afirmou Flávio Galhardo, Zone Security Manager.

O que foi feito?

O primeiro passo foi entender e ouvir as demandas do cliente, bem como, avaliar tecnicamente estruturas e ambientes em uma análise de risco.  A partir do levantamento de cenários, contextos e ativos que precisam ser protegidos, realizou-se um diagnóstico de cada situação, apontando possíveis causas e consequências. 

Somente a partir disso foi possível chegar a uma definição clara dos objetivos, alinhando expectativas entre contratante e contratada e utilizando os dados obtidos na análise para embasar a construção de um planejamento operacional.

As necessidades do cliente envolviam vigilância, recepção e portaria, portanto, o próximo passo foi montar esse grupo multidisciplinar de profissionais para atender ao projeto. 

A implementação envolveu todo o processo burocrático com responsabilidades laborais, a capacitação de equipes para as demandas específicas do cliente e integração entre as áreas e recursos tecnológicos que, juntos, devem atuar como um único e funcional sistema.

Resultados

Melhorias no clima organizacional

Ao contar com uma equipe de profissionais experientes, bem treinados e alinhados aos seus objetivos, um dos primeiros resultados perceptíveis foi a melhora do clima organizacional, que também refletiu na qualidade dos serviços e atendimento ao público. 

Além disso, ter esse time terceirizado, contribuiu para a organização poder focar mais no seu core business, o que ajudou no aumento do engajamento e da motivação no ambiente de trabalho. 

Redução de perdas 

A terceirização levou a uma melhor gestão de custos e utilização dos recursos, visto que tornou a operação e todos os seus processos mais assertivos como, por exemplo, minimizando ocorrências, eliminando gastos trabalhistas, etc.

“Tivemos uma redução de mais de 30% de gastos com a implementação dos postos de trabalho terceirizados e toda a gestão da operação realizada pela Security”, afirmou Flávio Galhardo.

Integração entre pilares: pessoas, processos e tecnologia

Através da integração entre tecnologia, segurança e facilities, esses pilares passaram a caminhar juntos em uma estrutura sistêmica, onde todos os serviços contratados atuam com objetivos em comum.  

Assim, foi possível otimizar atividades, potencializar a performance em todos os âmbitos, o que elevou a eficiência e a eficácia dos processos internos.

Este exemplo, mostra como é possível reverter resultados negativos e aplicar as melhorias adequadas, diante da solução certa para cada problema. O seu negócio também vem sofrendo com questões desse tipo? Clique aqui e fale agora com especialista da Security!

Gostou? Compartilhe