Todo bom gestor reconhece a extrema importância de trabalhar com a sua empresa segura. Para que isso seja realidade, as corporações, há um bom tempo, vêm usando soluções de segurança e vigilância, prevenção de acidentes de trabalho e também disponibilizando treinamento de segurança para os seus colaboradores.


Com o uso do Circuito Fechado de Televisão (CFTV), é possível um gerenciamento remoto das áreas de sua corporação, assim como a gravação das imagens coletadas através dele. Desta forma, gestão, manutenção, segurança do trabalho e acompanhamento de qualidade podem analisar posteriormente essas filmagens, detectar eventuais problemas e ainda criar estratégias em cima disto.

Mesmo sendo tecnologias comumente usadas, muitas corporações não sabem fazer o uso maximizado das ferramentas de monitoramento e vigilância. Sendo assim, neste artigo, não iremos focar na segurança do patrimônio em si, mas em como implementar as soluções de segurança e vigilância - a fim de reduzir e minimizar os acidentes de trabalho.

Para que seja possível entender como isso é feito, é necessário verificar o conceito do que se trata os acidentes de trabalho. Estes ocorrem pelo exercício da sua função, a serviço da empresa, provocando uma lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade motora, seja ela permanente ou temporária.


As soluções de segurança e vigilância protegendo além do patrimônio empresarial


Como dito anteriormente, as soluções de segurança e vigilância já se tornaram “carne de vaca” dentro das corporações, pois são utilizadas somente para vigiar os bens materiais e o patrimônio da empresa de um modo geral. Desperdiçando, assim, muitas outras formas de melhorar a garantia do negócio como um todo.

 

Primeiramente, nas empresas, a quantidade de funcionários a ser acompanhada é bem alta e, por este motivo, contar com o auxílio de CFTV pode ser a melhor e mais segura saída. Além disso, monitorando as áreas de desembarque e de despacho dos produtos e recursos, é possível adquirir uma maior agilidade, segurança e facilidade na detecção dos problemas que estejam atrapalhando o sistema produtivo.

Quando o assunto é o controle de qualidade da corporação, pode-se observar de qualquer meio se os processos estão sendo realizados dentro dos padrões exigidos pela manufatura. O acesso remoto ao sistema de monitoramento faz com que o workflow aconteça de forma veloz e efetiva, pois exclui, em muitos casos, a necessidade da presença de fiscais no local onde se encontra o produto a ser analisado.


Melhorando a segurança dos trabalhadores dentro da empresa


Todos sabemos da importância na adoção de condutas seguras pelos colaboradores para o trabalho em indústrias. Esta necessidade pode ser tornar ainda mais crítica de acordo com o maquinário usado na empresa e dos insumos manipulados nas rotinas diárias. Pensando nesses riscos, o uso do CFTV se torna uma grande parceiro aliado, evitando acidentes de trabalho.


Os equipamentos de segurança e de vigilância - mais precisamente, as câmeras -, quando posicionadas nas áreas de risco para o trabalhador, fazem com que o monitoramento das atividades dos colaboradores seja mais eficaz. Pois, dessa forma, é possível ter o controle simultâneo de diversas áreas da empresa. Sendo assim, as ações preventivas tomadas pelos profissionais podem ser checadas, tais como o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e o respeito das limitações pré-estabelecidas de áreas perigosas.


Reforçando, o uso estratégico e analítico das imagens capturadas otimiza o monitoramento da segurança do trabalhador, tornando automática a identificação das situações definidas como de risco, permitindo à gestão de segurança do trabalho estar um passo à frente.


É possível também, integrar às câmeras ferramentas de detecção automática, a exemplo de sensores de movimento e calor. Recursos de identificação, quando integrados às câmeras do CFTV, podem ser usadas para identificar cores, as quais evidenciam ocorrências como: derramamento de líquidos perigosos, superaquecimento, retirada de objetos indesejada ou uso de capacetes coloridos, entre outros.

É importante levar em conta que, de nada adianta investir em equipamentos tecnológicos se a gestão não otimiza o treinamento de segurança e a conscientização dos colaboradores sobre a importância do respeito às condutas seguras estabelecidas por cada empresa.

E aí, gostou de saber que as soluções de segurança e vigilância protegem muito mais do que somente o patrimônio corporativo? Acesse o nosso blog e saiba como beneficiar a sua corporação!

downlo