Campanha de Segurança da Informação
22 de Novembro de 2021

Campanha de Segurança da Informação

Dados sobre vendas, mercado, concorrência, senhas e informações privilegiadas ou bancárias são apenas alguns dados confidenciais que podem ser armazenados de forma equivocada ou criminosa. Com tantas informações e dados sendo compartilhados diariamente, a segurança passou a ser um fator crucial no que diz respeito a sistemas, processos e formas de compartilhamento. 

Especialmente a partir de 2016, quando foi criado o Regulamento Geral Sobre Proteção de Dados na Europa, e ano passado quando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil, as empresas passaram a olhar o tema com mais cuidado. 

Mas o que é, exatamente, segurança da informação? O termo é usado em referência à defesa de dados - independente do meio - que garante que informações não serão acessadas por pessoas indevidas. Envolvendo a proteção e sigilo de informações, deve ser aplicada em todas as organizações, já que todos criam ou armazenam dados. 

É fundamental contar com leis e políticas de regulamentação

A segurança da informação é baseada em quatro pilares, que sustentam as medidas tomadas para garantir a proteção dos dados: confidencialidade, autenticidade, integridade e disponibilidade. Um departamento de TI, ou tecnologia da informação, é primordial para desenvolver bons sistemas e barreiras que mantenham esses pilares. 

No caso de acessos indevidos, vazamentos e ataques por parte de hackers, a segurança de empresas e pessoas fica em risco. Boas políticas, com regras bem definidas, atreladas às barreiras podem manter dados pessoais e materiais confidenciais. Desta forma, a LGPD veio para regulamentar o setor e multar quem descumprir as regras.

Faça sua parte!

Apesar de as empresas terem servidores e sistemas especiais para garantir a privacidade de seus colaboradores e clientes, é sempre bom fazer a nossa parte para não facilitar invasões ou vazamentos. Confira abaixo dicas para navegar de forma segura, mantendo a confidencialidade de suas informações: 

  • Utilize senhas fortes (combine letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais);
  • Evite utilizar a mesma senha em vários sites ou aplicativos;
  • Sempre que possível, utilize a autenticação em dois fatores;
  • Não compartilhe suas senhas com outras pessoas;
  • Não clique em links de mensagens de texto (SMS), e-mails ou WhatsApp que venham de remetentes desconhecidos;
  • Evite se conectar em redes Wi-Fi abertas (sem senha) em locais públicos;
  • Mantenha o antivírus de seus dispositivos sempre atualizado;
  • Tome os devidos cuidados com arquivos ou informações contidas em papéis. Faça o descarte de forma adequada;
  • Evite conversas com conteúdo confidencial em elevadores, cozinhas, áreas de descompressão, etc.

Para nossa campanha de segurança da informação, produzimos vídeos abordando tópicos específicos. Confira abaixo:

Todos podem colaborar e fazer a diferença. Garantir a segurança da informação é garantir a proteção do seu negócio! 

Gostou? Compartilhe