29 de Junho de 2022

Telefonista e Concierge: você sabe o que esses profissionais fazem?

No dia 29 de junho comemora-se o Dia da Telefonista e o Dia do Concierge. Mas você sabe o que esses profissionais fazem e quais as funções deles? Para conhecer mais um pouco dessas áreas leia o artigo que fizemos sobre cada uma delas. 

A telefonista é o cartão de visitas de uma empresa, já que normalmente é a primeira pessoa a ser vista dentro do empreendimento, pois muitas vezes desempenha também a função de recepcionista, fazendo atendimento pessoal. É responsável pelo sistema telefônico da organização, recebendo e transferindo ligações, fazendo chamadas, transmitindo mensagens e localizando pessoas. Alguns deles, inclusive, têm acesso ao sistema de câmera por monitoramento, possibilitando a identificação de  pessoas de forma mais rápida na empresa. 

Este profissional deve saber se comunicar bem, estar apto a tirar dúvidas, fornecer informações para o público ou encaminhar esse aos setores responsáveis. Um bom telefonista deve ter também carisma, simpatia, capacidade de se concentrar, boa memória, boa leitura, saber se expressar e habilidade para lidar com pessoas, além de responsabilidade, agilidade e organização. 

Áreas de atuação e especialidades de um telefonista 

Um telefonista pode trabalhar nos nichos de hotelaria, hospitais, clínicas, comércio, empresas, escritórios, shoppings, empresas públicas, de telemarketing e call centers, setores que mais requisitam este profissional atualmente. Isso porque o crescimento desta função está cada vez mais recorrente, fazendo com que empresários precisem investir em atendimento especializado ao público, a fim de destacar a sua empresa no mercado. 

Já o Concierge, é o responsável por fornecer informações especializadas e resolver situações da empresa onde trabalha. Esta é a função principal do concierge, atividade ainda pouco conhecida no país e que embora exista em outros empreendimentos, ainda está muito ligada a hotéis, nicho em que o trabalho iniciou. 

Este profissional costuma ter seu posto de trabalho na entrada das corporações, de modo a ficar visível a todos, fornecendo informações importantes, tirando dúvidas e sendo solícito, prestativo e cordial e também se dedicando a atender a demanda interna da instituição. 

Atuação do concierge 

O concierge pode atuar em hospitais, shopping centers, restaurantes e várias outras organizações/empresas, facilitando a vida dos colaboradores e, consequentemente, fazendo com que esses tenham mais tempo para desempenhar as atividades habituais. Os serviços do concierge mudam de acordo com a empresa para a qual trabalha e, sendo assim, ele também pode fazer compras on-line ou dar assistência a essa atividade. 

Temos telefonistas e concierges capacitados para prestar um serviço de qualidade à sua empresa. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. 

Gostou? Compartilhe