As estratégias sustentáveis em facilities na operação da Security
17 de Maio de 2023

As estratégias sustentáveis em facilities na operação da Security

A gestão de facilities é responsável por atender demandas de prestação de serviços nos mais diversos segmentos, permitindo uma coordenação estratégica da infraestrutura das instalações, com atividades operacionais eficientes.

Em um cenário onde a vantagem competitiva de uma organização está atrelada à sustentabilidade, como suprir essas demandas sem impactar o futuro de forma negativa? 

Descubra como esse conceito pode ser absorvido pela gestão de facilites.

A importância da sustentabilidade

A sustentabilidade é fundamental para garantir um desenvolvimento econômico, social e ambiental equilibrado. 

No Brasil, isso ainda é um desafio, mesmo existindo legislações, como a Lei de Crimes Ambientais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Nacional de Mudanças Climáticas. 

É muito importante que as organizações estejam em conformidade com essas normas e regulamentos, não apenas para evitar sanções, mas também para cumprir sua responsabilidade social e contribuir para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações.

Além disso, as empresas que se destacam por suas práticas sustentáveis podem reduzir custos, aumentar a credibilidade e fortalecer a imagem perante seus públicos.

Gestão de facilities sustentáveis: principais estratégias aplicadas pela Security

Adotar uma postura sustentável na gestão de facilities, significa incorporar práticas que reduzam o impacto ambiental das atividades nas empresas.

Este compromisso da Security, reflete diretamente na gestão da sua operação, através das seguintes ações:

Gestão de resíduos

Envolve o gerenciamento de todo tipo de resíduo gerado nas instalações, desde processos de coleta até o descarte adequado. 

Com o objetivo de diminuir a poluição ambiental, o consumo de energia elétrica na produção de materiais e minimizar o desmatamento de árvores de reflorestamento para produção de papel, implementamos algumas medidas:

Coleta seletiva e reciclagem: segregação adequada dos resíduos em diferentes categorias, como papel, plástico, vidro e metal, para poderem ser encaminhados à reciclagem por cooperativas e posteriormente reutilizados na cadeia produtiva.

Descarte adequado de materiais perigosos: produtos químicos, baterias, lâmpadas fluorescentes, entre outros, são dispensados de forma adequada, evitando a contaminação do meio ambiente e riscos à saúde.

Compostagem: os resíduos orgânicos, passam por um processo natural de decomposição, que resulta em um composto rico em nutrientes que pode ser utilizado como adubo para a fertilização do solo.

Reciclagem de uniformes

É realizado o descarte adequado e ecológico dos uniformes utilizados, além disso, a empresa firmou parcerias com ONGs que reaproveitam os uniformes para produzir cobertores destinados à população carente. Sempre atendendo à legislação em vigor.

Essa iniciativa demonstra um compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade, promovendo ações que visam não só reduzir os danos ambientais de suas atividades, mas também beneficiar a comunidade.

Redução de recursos através da tecnologia

Desde 2022, a Security implementou iniciativas que buscam minimizar o consumo de papel e deslocamentos desnecessários, contribuindo também para a redução da emissão de gases e impactos decorrentes do transporte.

Entre as ações adotadas, destaca-se a substituição dos cartões impressos por versões digitais, a digitalização de processos e etapas do ciclo de vida do colaborador.

Sensibilização e educação sustentável

Uma vez que é necessário que os colaboradores e usuários das instalações compreendam a importância das práticas sustentáveis e como elas podem ser implementadas no dia a dia, educar as pessoas é fundamental. Isso é promovido da seguinte maneira:

  • Realização de treinamentos e capacitações
  • Disponibilidade de informações claras e acessíveis
  • Campanhas de conscientização
  • Incentivo a participação dos colaboradores

A Security possui soluções personalizadas para todos os tipos de empresa e orçamento. Deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato com um consultor.

Gostou? Compartilhe