Manutenção predial: por que é importante e quais os tipos?
15 de Março de 2023

Manutenção predial: por que é importante e quais os tipos?

Toda edificação necessita de atenção e cuidados com a infraestrutura para o seu bom funcionamento. 

Isso envolve diretamente a conservação de instalações e tudo o que as compõem. Afinal, em um ambiente, seja ele industrial, corporativo ou residencial, tudo pode ocorrer, dentre problemas elétricos, hidráulicos, danos causados pelo tempo, clima, fatores externos ou apenas por mau uso.

O que é a manutenção predial e qual a sua importância?

A manutenção predial visa promover, monitorar e garantir as melhores condições de segurança e preservação de ambientes, instalações e equipamentos de um edifício. 

É indispensável para empresas de qualquer porte e segmento por um motivo simples, negligenciar as inspeções e vistorias pode gerar sérios danos aos negócios, que vão desde a interrupção de processos, até mesmo, perdas financeiras. 

O conjunto de ações que envolve a manutenção predial evita a evolução de falhas, minimizando eventos críticos e surpresas desagradáveis, bem como, prejuízos materiais e imateriais. Existem três formas de realizá-la.

Tipos de manutenção

Preventiva

É aquela que visa antecipar problemas, ou seja, identificam-se as demandas periódicas e contínuas necessárias para assegurar a vida útil de equipamentos, normas a serem seguidas, recomendações de fabricantes, etc. 

O objetivo é evitar ou mesmo anular situações como, por exemplo, a interdição de salas e espaços por conta de dificuldades que inviabilizam sua utilização. 

São ações da manutenção preventiva:

  • Vistoria dos sistemas hidráulicos, elétricos e de gás
  • Inspeção dos equipamentos de segurança
  • Monitoramento de áreas comuns e estrutura da edificação
  • Revisão de elevadores, centrais de ar condicionado e sistemas de incêndio

Corretiva

Esse tipo de manutenção contribui para a resolução dos problemas no momento em que acontecem. Por mais que existam condutas de prevenção, nem toda falha dá sinais claros antes de ocorrer, por isso, qualquer instalação está sujeita a imprevistos. 

Além disso, a correção imediata vai atuar reduzindo a gravidade de situações, evitando que o inconveniente aumente ou se espalhe. Por exemplo, suponha que uma torneira começou a vazar, nada muito alarmante, um gotejamento. Algo que pode ser resolvido de maneira simples, mas que, se negligenciado, pode se tornar um problema maior, ser mais caro e trabalhoso. 

A manutenção corretiva contempla:

  • Troca de peças e equipamentos 
  • Reparos na estrutura do edifício
  • Consertos de vazamentos em instalações de água, gás, energia elétrica, etc.

Preditiva

Apesar de semelhantes, a manutenção preventiva e preditiva são distintas. Ambas visam anteceder ocorrências, mas respectivamente, a primeira é baseada em um planejamento, enquanto a segunda é direcionada a identificação de anomalias a qualquer momento.

A manutenção preditiva, está ligada ao monitoramento das instalações em tempo real, sendo embasada por sensores, relatórios e também sinais físicos. Assim, é realizada qualquer interferência caso algum indicador esteja fora do padrão. 

Envolve ações que podem ser:

  • Manual, realizada por técnicos através dos sentidos (visão, olfato, audição e tato) para identificar falhas de funcionamento. É preciso atenção a ruídos incomuns, odores fora do normal, variações de temperatura, etc.
  • Automação via sensores que monitoram o funcionamento das máquinas e equipamentos, transformando esses dados em relatórios para análise.

Como implementar uma manutenção predial assertiva

Implementar uma manutenção predial de forma assertiva, requer atenção a pontos essenciais:

Identifique as necessidades de manutenção: fazer uma avaliação minuciosa das condições do edifício e de todas as suas áreas é muito importante e deve considerar aspectos como segurança, conforto, saúde e bem-estar dos usuários.

Defina níveis de prioridade: é fundamental estabelecer critérios de priorização para o que será monitorado. Existem graus diferentes de riscos e urgências: aqueles referentes à integridade física dos usuários, ou que podem prejudicar o funcionamento da empresa são os mais cruciais.

Defina um planejamento de manutenção: a existência de um cronograma com as atividades preventivas, corretivas e preditivas é o que definirá a periodicidade, os recursos necessários, e os profissionais responsáveis ​​pela execução.

Invista em tecnologia e inovação: sistemas de monitoramento remoto, sensores de temperatura e umidade, entre outros, podem ajudar a identificar problemas antes que se tornem graves.

Capacite os profissionais responsáveis ​​pela manutenção: a manutenção predial é um serviço multidisciplinar que envolve a colaboração de diversas áreas de atuação. A execução de ponta a ponta deve ser feita por pessoas preparadas para atuar com segurança, eficiência e qualidade.

Conte com uma empresa especializada

A terceirização de facilities é a melhor opção para colocar em prática a manutenção das instalações. 

Isso se torna algo simples nas mãos de uma prestadora de serviços com o conhecimento e experiência necessários para oferecer soluções personalizadas em cada caso.

Conte com a Security para:

  • Reduzir custos
  • Aumentar a eficiência e qualidade na gestão de facilities 
  • Focar no core business do seu negócio
  • Personalização do escopo conforme as necessidades reais da organização
  • Redução de riscos e responsabilidades laborais 
  • Atendimento das normas e regulamentações das atividades

Deseja mais informações sobre as vantagens em terceirizar a manutenção predial da sua empresa? Clique aqui e fale com um consultor.

Gostou? Compartilhe