Como um ambiente limpo contribui para a produtividade das empresas e a experiência do cliente
19 de Abril de 2023

Como um ambiente limpo contribui para a produtividade das empresas e a experiência do cliente

Muitos aspectos podem influenciar os parâmetros do que é ou não um ambiente agradável e a limpeza é um deles. Chegar em um lugar e se deparar com sujeira e falta de organização é algo extremamente desconfortável.

Nas organizações, indústrias, estabelecimentos, shoppings, condomínios, dentre outras instalações, essa importância é ainda maior, afetando o bem-estar, a credibilidade com o público interno e clientes, além dos resultados no aspecto da produtividade e da venda de produtos e serviços.

A terceirização de equipes e profissionais de limpeza e conservação é então uma solução para a manutenção desses espaços, principalmente daqueles que possuem um alto volume de circulação de pessoas. 

O que é o serviço de limpeza e conservação?

Primeiramente, é fundamental o entendimento daquilo que define o significado de um ambiente limpo. É comum vincular à limpeza a ausência de poeira, manchas, odores, etc. Mas, não é apenas isso.

O serviço de limpeza e conservação abrange tudo aquilo que promove um espaço higiênico, organizado e bem cuidado. Os profissionais são capacitados para aplicarem as melhores técnicas de arrumação e asseio, em diferentes espaços e superfícies e o devido manuseio de produtos químicos. 

Vale ressaltar que esses cuidados precisam ser periódicos, em uma escala que pode ser personalizada às necessidades de cada segmento de negócio. 

As vantagens de um ambiente limpo nas empresas

Bem-estar e saúde

Seja para o colaborador, visitante ou cliente, uma das principais vantagens é a promoção da segurança, saúde e conforto.

Espaços limpos e higienizados ajudam a prevenir a propagação de doenças e infecções por serem menos propícios à proliferação de bactérias ou microrganismos. O simples ato de ter uma coleta de lixo periódica, por exemplo, já ajuda para que animais e insetos não sejam atraídos.

Então, a limpeza e conservação tem influência direta no controle da disseminação de alergias, doenças ocupacionais, qualidade do ar e em tudo que torna o local de trabalho mais saudável e agradável.

Produtividade 

A limpeza contribui significativamente para a produtividade nas empresas de diversas maneiras. Uma delas é o aumento do foco e concentração, pois um ambiente desorganizado ou sujo, pode causar distrações e interrupções no trabalho, reduzindo a capacidade dos colaboradores em realizar suas tarefas com eficiência. 

Outro benefício, é em relação a saúde mental e a redução do estresse. É comprovado que em um espaço organizado e limpo as pessoas se sentem menos sobrecarregadas e ansiosas e consequentemente se concentram no que precisam sem se preocupar com a desordem.

Conservação de equipamentos e materiais

O excesso de poeira pode danificar equipamentos e materiais. Principalmente quando há demora na limpeza, esses detritos acumulados comprometem as saídas de ar, ou corroem componentes metálicos dos aparelhos, por exemplo. 

Em resumo, um ambiente limpo ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos e materiais, resultando em economia de dinheiro e recursos.

O impacto na experiência do cliente

Um dos principais aspectos de influência na experiência do cliente nas empresas é o quanto as pessoas se sentem à vontade, confortáveis e seguros no contato presencial. 

A limpeza possui então um impacto significativo nisso, mas ele pode ser positivo ou negativo, a depender de qual seja a percepção gerada. Por isso, esse cuidado com os espaços não deve ser uma preocupação secundária para os negócios. Sua importância na satisfação do consumidor e, consequentemente, na decisão de compra acontece de algumas formas:

  • Agrega a percepção da marca, pois os clientes percebem a preocupação da empresa com a qualidade e a aparência do espaço.
  • Especialmente importante nos segmentos que oferecem serviços pessoais e que atendem diretamente aos seus públicos de interesse, por demonstrar cuidado e atenção aos detalhes.
  • Reduzir o risco de reclamações e avaliações negativas oriundas de uma experiência em um ambiente sujo e desorganizado.

Terceirize os serviços de limpeza e conservação da sua empresa

A terceirização desse serviço possibilita a maior qualificação da atividade, otimização da gestão, além de reduzir custos laborais e de treinamentos.

Para isso, contar com uma empresa de confiança é essencial, pois uma operação eficiente demanda conformidade com as leis e melhores práticas, qualidade dos equipamentos, processos centralizados, profissionais capacitados e foco em minimizar erros.

A Security está há 44 anos no mercado de prestação de serviços de vigilância, facilities e tecnologia. Nossas soluções são conectadas e desenvolvidas sob medida para cuidar de patrimônios e garantir tranquilidade no dia a dia.

Deseja saber mais sobre limpeza e conservação ou outras soluções? Entre em contato conosco aqui.




Gostou? Compartilhe