Segurança em condomínios: a importância de projetos sólidos e bem estruturados de proteção patrimonial

- por Security

26 de Julho de 2021

Um dos pontos mais importantes e procurados, quando o assunto é condomínio, é a segurança. É um diferencial bem relevante que determina o quão protegidos estarão os condôminos e suas propriedades e de que forma haverá respostas para os riscos existentes.

“A segurança de um condomínio não se restringe à portaria. Ela envolve o entorno, o comportamento dos condôminos, dos visitantes, funcionários fixos e prestados de serviços temporários”, destaca Erasmo Prioste, Chief Marketing Officer (CMO) da Security Segurança e Serviços.

É importante destacar também que condôminos e síndicos devem entender a segurança patrimonial como um investimento necessário, cujo retorno, de acordo com o CMO, é a tranquilidade de se viver em um local protegido e seguro, de fato.

Análise de risco e estruturação da segurança

“Recomenda-se que os condomínios contratem empresas especializadas em proteção preventiva para realizar não só a identificação dos riscos como também para fazer a prestação dos serviços e a gestão integrada da vigilância, controle de acesso e limpeza”, explica Erasmo. O executivo frisa ainda que deve haver preocupação com a idoneidade e com a expertise de quem prestará os serviços: “buscar por companhias que tenham boas referências, suporte administrativo e operacional e experiência comprovada”.

Por meio da análise dos riscos e vulnerabilidades a que um condomínio está exposto, é possível definir um plano de segurança, dimensionando e integrando tecnologias, processos e pessoas para a realização das atividades diárias. “Desta forma há um conjunto de medidas e recursos, incluindo equipamentos e equipes qualificadas, que ao serem combinados, proporcionam a proteção esperada”, afirma o CMO.

Segurança na prática

Condomínios possuem particularidades que aumentam a necessidade de ampliar a sua proteção, como por exemplo, fluxo constante de pessoas, incluindo visitantes e entregadores de mercadorias - e veículos; ambientes de lazer externos e internos;  

Existe um padrão mínimo de segurança que todo condomínio deve ter, independentemente de seu porte ou localização. Estão na lista, entre outros: muros altos, guaritas, monitoramento de imagens, controles de acessos e pessoal com grande conhecimento sobre conduta segura.

Mas é possível e necessário ir além e por isso é importante a realização da avaliação de riscos do local, já que ela apontará as necessidades específicas de cada empreendimento”, reforça o executivo. Estabelecidos os procedimentos que vão nortear as respostas das equipes de segurança para situações de risco, definem-se as melhores tecnologias, sistemas e equipamentos.

“Além de todos os recursos tecnológicos e profissionais habilitados, é preciso que haja um processo contínuo de comunicação – do síndico para com os condôminos – sobre condutas seguras e a importância da contribuição de cada um para manter elevado o nível da segurança”, finaliza Erasmo.

Além da segurança patrimonial, as atividades de facilities também contribuem para o sucesso da proteção do condomínio. Profissionais qualificados, engajados e eficientes são essenciais para manter a qualidade operacional na rotina e oferecer mais tranquilidade para todos. Confira algumas atividades que a Security pode oferecer 

- Portaria

- Recepção

- Jardinagem

- Limpeza

Para ajudar você a saber mais sobre a importância da segurança para o condomínio, separamos algumas recomendações de leitura. Depois de navegar pelos conteúdos, não deixe de falar com um consultor Security para saber de que forma podemos contribuir para melhorar a proteção do seu condomínio:

Equipamentos para melhorar a segurança do empreendimento

Portaria e recepção são áreas de atenção para a segurança de empresas e condomínios

Segurança em prédios e condomínios

Dicas de segurança para manter o seu condomínio protegido

Saiba mais sobre facilities para condomínios

Comentários

Posts mais lidos

Security na #SecurityShowcaseWeek

Entre 21 e 23/9, a Security participou da #SecurityShowcaseWeek, evento digital da ISC Brasil. A empresa mediou painéis sobre ‘Tecnologia e as Pessoas’ e ‘Gestão integrada de Segurança’.

leia mais »

Setembro Amarelo - um cuidado de todos

A Campanha do Setembro Amarelo reforça os cuidados com a saúde mental e é marcada por ações de prevenção ao suicídio. Para conscientizar as pessoas é preciso oferecer apoio a partir de informações confiáveis e esclarecedoras, podendo abordar o tema sem tabus e preconceitos.

leia mais »