Por que investir em um bom serviço de portaria e recepção?

- por Security

26 de Abril de 2021

Em busca de elevar o padrão dos procedimentos de segurança, sem impactar os custos operacionais do negócio, empresas e condomínios têm investido cada vez mais na terceirização de áreas como portaria e recepção, essenciais para o controle efetivo de acesso às áreas destes empreendimentos.

“Para que o trabalho desenvolvido seja realizado adequadamente, é preciso contar com profissionais capacitados e devidamente treinados. E é aqui que a terceirização cumpre seu papel. As empresas especializadas ficam com a responsabilidade de contratar, treinar, avaliar e reciclar os profissionais envolvidos, eliminando, por exemplo, a necessidade de reposição de funcionário quando há faltas nas equipes”, explica Erasmo Prioste, Chief Marketing Officer (CMO) da Security Segurança e Serviços.

O executivo reforça que a segurança comercial nas relações estabelecidas em contratos de terceirização depende de alguns fatores. Exemplos como a idoneidade da empresa contratada, o foco em gestão de recursos e pessoas são primordiais para evitar que a contratante sofra impactos provocados, por exemplo, por questões trabalhistas.

Segundo Prioste “É essencial que o cliente acompanhe as atividades da empresa terceirizada, exigindo inclusive a prestação de contas de pagamentos, férias, e demais benefícios dos profissionais alocados. Caso a empresa prestadora não cumpra com todas as obrigações, o tomador de serviços será co-responsabilizado na justiça, independentemente do que estiver escrito no contrato de prestação de serviços”.

Conheça a seguir as principais vantagens de contratar uma empresa que oferece o serviço portaria e recepção:  

1. Controle de acesso mais eficiente Controlar quem entra e sai de um condomínio ou empresa é fundamental para garantir a segurança pessoal e patrimonial. Logo, é importante contar com profissionais qualificados para realizarem os serviços de portaria e recepção. Ou seja, contar com uma instituição especializada em gestão de processos e pessoas cuidando destas áreas significa mais assertividade.  

2. Otimiza o tempo dos gestores A terceirização dos serviços permite que gestores e demais profissionais otimizem seu tempo. Desde que a empresa contratada seja especialista no serviço prestado, o cliente não precisa se preocupar com atividades que não fazem parte da sua rotina. Assim, podem se dedicar exclusivamente ao core business, ou seja: à estratégia e às metas que influenciam no sucesso do negócio.  

3. Sem preocupação com questões trabalhistas Um dos motivos que faz as empresas repensarem o formato em que são realizados os serviços de portaria e recepção é o financeiro. Isso porque existem vários encargos e direitos trabalhistas que elevam os custos na folha de pagamento. Com a terceirização, a empresa reduz as preocupações com questões como:

·          Salário;

·          Benefícios, como férias, vales transporte e refeição e 13º salário;

·          Despesas trabalhistas e rescisórias;

·          Eventuais ações trabalhistas.

Desde que a contratante mantenha uma rotina de acompanhamento, verificando se a contratada está cumprindo com as obrigações trabalhistas corretamente, esses valores passam, a médio prazo, pesar bem menos no orçamento do condomínio.  

4. As contratações são mais certeiras Realizar contratações assertivas, em geral, não é tão fácil, ainda mais quando falamos em serviços de portaria e recepção. Junto a isso, é preciso dedicar tempo para treiná-los e orientá-los no dia a dia. Com a terceirização, toda a parte de recrutamento e seleção é realizada por uma equipe especializada, que tem claras as exigências e habilidades necessárias para tais funções. Além disso, a terceirizada fica responsável por capacitar os profissionais para que eles realizem da melhor forma o atendimento aos visitantes e demais públicos externo e interno.  

5. Rápida substituição de profissionais Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa. Um funcionário pode, por exemplo, ficar doente ou ter que se ausentar por motivos pessoais. Além disso, ele tem direito a férias e pode, de um dia para o outro, pedir demissão. Em todas as situações acima, é preciso buscar um substituto para que o local não fique desprotegido. Com a terceirização, a substituição ocorre de forma rápida e sem custo adicional para a empresa ou condomínio. Além disso, o novo funcionário é treinado e orientado, minimizando o risco de prejuízos na realização das atividades.

6. O trabalho é supervisionado As empresas que oferecem serviços de portaria e recepção contam com supervisores, profissionais dedicados a avaliar in loco o desempenho das equipes e a satisfação do cliente. Ao terceirizar as atividades, a gestão do cliente ganha em eficiência, produtividade e efetividade, uma vez que contam com suporte especializado para reorientação das tarefas, quando necessário, e por manter o colaborador motivado e satisfeito.  

7. Foco no core business Todos os benefícios acima criam uma condição mais benéfica para que as empresas consigam direcionar seus esforços para o negócio em si. Com uma gestão focada no core business, a empresa ou condomínio tem um cenário mais favorável para seu crescimento, para buscar ganhos em rentabilidade/produtividade, ou mesmo realizar investimentos em tecnologia, infraestrutura ou outras benfeitorias que tragam mais conforto, tranquilidade e segurança para todos.

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