Porteiro: você sabe qual a importância deste profissional?
9 de Junho de 2022

Porteiro: você sabe qual a importância deste profissional?

Ao entrarmos e sairmos de diferentes tipos de ambientes, lidamos com o porteiro, geralmente uma figura educada, que nos recebe muito bem e está sempre disposto a ajudar. Você, ao longo da vida, deve ter conhecido vários porteiros e ter boas referências deste trabalho. Mas qual a sua importância, principalmente em indústrias?

Quando falamos do porteiro, automaticamente, pensamos em prédios comerciais e residenciais, porém a atividade vai além disso. Em indústrias ele é o responsável por realizar controle de acesso dos funcionários e executivos da empresa, liberação de cargas e veículos, vistorias de nota fiscal, entre outros. 

E mesmo com o avanço da tecnologia e sua transformação nas portarias, essa atividade continua atual e diariamente ajuda na identificação de possíveis falhas,  evitando furtos, roubos ou ameaças. 

Na Security, todos os profissionais são qualificados, com amplo conhecimento e técnicas de segurança, com a finalidade de inibir qualquer prática ou ação de caráter duvidoso. Nossos porteiros estão sempre atentos e ao menor sinal de ameaça são treinados para atuarem por meio de procedimento operacional padrão, POP, agindo com ética e discrição. 

Outras funções do porteiro 

É também o responsável por cuidar do patrimônio da empresa, impedindo que estranhos entrem em áreas comuns, e do controle de acesso que se estende a liberação de funcionários terceirizados, tais como prestadores de serviço de internet, operadoras de telefone, energia, água ou esgoto.  Em casos assim o porteiro deve solicitar e verificar a credencial do funcionário e confirmar ou não o serviço, liberando-o em seguida para a execução da atividade em caso de comprovação da necessidade desse. Neste momento, um registro deve ser efetuado em livro ou sistema, constando o nome e número do documento do profissional que precisa adentrar a empresa. 

Por fim, o ocupante desta função deve ter uma condição sem igual: uma boa relação com os interlocutores, demonstrar sempre cordialidade, simpatia, empatia e disposição em ajudar. Mas não é só isso. Um bom profissional de portaria deve colaborar para o cumprimento do regulamento da empresa onde trabalha, comunicando sempre alguma eventualidade ou irregularidade ao seu responsável superior. 

A portaria nunca deve ficar sozinha; o porteiro deve estar sempre atento ao seu posto de trabalho. Por isso é importante que as empresas que dispõem deste serviço definam sempre escalas que cubram todo o período contratado. Caso precise de um folguista ou profissional terceirizado, a empresa deve recorrer a esta possibilidade.  

Também fazem parte das funções de porteiro: 

  • a orientação de pessoas;
  • a demonstração de competências pessoais;
  • a recepção de materiais e equipamentos, sua fiscalização e baixa;
  • a boa comunicação. 

E se você se interessou por este profissional e seu modo de trabalho, contrate a Security. Temos os melhores profissionais e serviços para sua empresa.

Gostou? Compartilhe