Portarias: Como Projetá-las com Segurança?

 

Um dos aspectos mais importantes na elaboração do projeto de uma portaria de condomínio é a segurança, porém, muitas vezes percebe-se que esse item não é considerado com a devida relevância. A prioridade acaba sendo a estética, fachadas bonitas e estilo arquitetonicamente definido. Mas nada adianta a beleza do local se não oferece a segurança que genuinamente esse local é projetado a oferecer. A portaria é o local por onde todas as pessoas passam ao entrar no condomínio, o profissional que opera nesse local deve ter treinamento especializado para atuar como porteiro, mas também precisa ter um ambiente que lhe ofereça condições de trabalho, a fim de atingir seu propósito: o controle de acesso de pessoas, veículos e materiais.

 

Para isso é preciso pensar antes de colocar pilares e plantas, por exemplo, em locais inapropriados, pois podem atrapalhar a visão do profissional em determinados pontos, deixando o local vulnerável. Ainda sobre estruturas, também podemos citar os casos de portões de grades retangulares, que dependendo da posição impossibilita a visão do que há por trás.

 

Guaritas má projetadas podem causar transtornos ao invés de segurança, como aquelas onde há uma porta lateral, deixando o profissional exposto no momento que um veículo passa pelo local. Na tentativa de criar uma super proteção algumas guaritas, erroneamente, são projetadas sem qualquer abertura para entrega de materiais ou correspondências, forçando o profissional a sair do seu posto e se expor para fazer os recebimentos.

 

Portões distantes da portaria para acesso de visitantes a pé não colaboram com a segurança, já que o profissional não terá uma visão clara do indivíduo, ou para isso, terá que sair da guarita, ficando mais uma vez exposto. O uso de vidros a prova de balas ao invés de vidros comuns também é essencial.

 

Para implantar sistemas de segurança eletrônica, como câmeras, monitoramento, alarmes, cerca elétrica, procure empresas idôneas e sérias, que ofereçam equipamentos de qualidade e garantia, serviços de reparos e manutenção, treinamento de uso dos aparelhos e equipe especializada para atende-lo no caso de ocorrências.

 

Importante lembrar que além de bons equipamentos e estrutura, a conscientização dos moradores e profissionais é essencial. Atitude segura é a melhor prevenção de incidentes e transtornos.

Gostou? Compartilhe