Como os processos de segurança podem evitar furtos na sua empresa

Equipamentos de Segurança Eletrônica - por Security

13 de Julho de 2018

Furtos são a principal causa de perdas financeiras e sensação de insegurança em um ambiente. Por esse motivo a implementação de um plano de segurança contra furtos para evitar esse problema é essencial. Alguns procedimentos de segurança podem parecer rotineiros e simples, mas são os mais eficazes para evitar esse tipo de prática nas empresas. Nem todas as organizações estão preparadas para lidar com isso, por isso o número de furtos em empresas só aumenta. Neste artigo você conhecerá alguns dos principais processos de segurança para se proteger desse mal.

  • Controle de entrada e saída de materiais: é essencial manter sempre um controle dos materiais da empresa, principalmente na entrada e saída. Isso pode ser feito por meio de documentos informando detalhadamente que tipo de material está entrando ou saindo e a quantidade. Além de informar quem autorizou o procedimento e de conter a assinatura da pessoa. Outro processo de segurança utilizado é fazer uma inspeção do material para conferir se bate com as informações do documento. 
  • Câmeras de vigilância: as câmeras de vigilância também são muito importantes para inibir essas práticas, além de registrarem constantemente a movimentação do ambiente. Existem modelos que, inclusive, gravam o rosto de determinadas pessoas para reconhecimento futuro. É uma medida tanto de prevenção quanto de registro. 
  • Controle de veículos: o controle do acesso de veículos ao local também é importante para impedir que indivíduos suspeitos tenham acesso aos bens da empresa. Além de ter um sistema de permissão de acesso de determinados veículos, também é interessante manter um registro de placas, constando data e hora de entrada e saída. Existem tecnologias fornecidas por empresas terceirizadas de segurança que fazem esse controle. 
  • Vigilantes treinados: uma das muitas vantagens em se contratar um serviço terceirizado de segurança é ter acesso a profissionais que são constantemente treinados para lidar com a identificação de suspeitos. Esses vigilantes possuem a habilidade de evitar problemas como furtos e trabalhar em conjunto com tecnologias de segurança. 
  • Controle de entrada e saída de visitantes e funcionários: outra vantagem do vigilante é o controle de acesso de pessoas. É importante manter uma série de processos de segurança na entrada e saída tanto de funcionários, como de visitantes. O vigilante pode atuar fazendo uma inspeção visual do fluxo de pessoas nesse ambiente, além de fazer identificação por meio de documento com foto. No caso dos funcionários o uso de crachás é essencial para a identificação.

A maior parte dos processos de segurança se dá de maneira preventiva, que é o meio mais seguro e eficaz de manter a ordem e segurança de um local. Empresas que terceirizam a segurança conseguem evitar da melhor forma os furtos. Isso porque passam a contar com tecnologia e profissionais treinados, além de implantar um plano de segurança desenvolvido especialmente seguindo as particularidades da empresa.

downlo

Comentários

Posts mais lidos