24 de Março de 2021

A importância da tecnologia para a segurança patrimonial

  Com o avanço e a modernização da tecnologia em todas as esferas, a segurança patrimonial também ganha, não só em eficiência, mas em agilidade e assertividade. Ao contrário do que se imagina, o uso de recursos tecnológicos não está restrito a empresas que demandam projetos mais complexos de vigilância. Soluções simples como equipamentos de ronda eletrônica ou rádios comunicadores evoluíram muito, bem como soluções mais complexas como drones, câmeras térmicas e de reconhecimento facial estão mais acessíveis.  

“Todo projeto de segurança deve ter início com a análise de riscos do negócio ou atividade. Com ela são identificados os problemas em potencial e os graus de vulnerabilidade, permitindo que sejam estimados a probabilidade de cada ocorrência se materializar e os impactos podem causar às operações. E é neste processo que a tecnologia em segurança entra, atuando como ferramentas de resposta para os pontos detectados”, explica Marcos Santos, gerente de contas da Security. “Combinamos pessoas, processos e tecnologias a fim de reduzir os riscos para os menores níveis possíveis, focando a continuidade dos negócios de nossos clientes”.

Conheça um pouco mais sobre algumas soluções avançadas que a Security oferece e que podem ajudar a aumentar a qualidade da vigilância quando a demanda exige ferramentas tecnológicas mais complexas:  

Vídeo Analítico

Um dos serviços que a Security disponibiliza para o mercado é a análise de imagens de monitoramento. De acordo com Marcos Santos, os clientes ganham vantagens competitivas com a análise automatizada do que é registrado pelos sistemas de monitoramento. “Tudo acontece em tempo real; uma grande conquista que a tecnologia trouxe para o trabalho na área da segurança. A tecnologia IVA (análise inteligente de vídeo, em português) é capaz de detectar movimento, reconhecer atitudes definidas como suspeitas, inadequadas ou proibidas, sem a necessidade de monitoramento humano”. O gestor reforça que no cenário da maioria das centrais de monitoramento, este recurso é fundamental para melhorar resultados: isso pode gerar uma redução de até 75% em perdas quando comparamos os outros métodos de monitoramento”.  

Reconhecimento facial com termografia

Além de um controle mais rigoroso de acesso às dependências de uma empresa, o sistema pode trazer a termografia embarcada no monitoramento. “Com isso as empresas mantêm níveis elevados de segurança e cumprem os protocolos sanitários de combate à pandemia de Covid-19”, detalha Marcos Santos. Estes sistemas podem administrar horários das pessoas, tentativas de acessos não autorizados, criar históricos dos movimentos dos visitantes e toda administração pode ser realizada desde um ou de vários postos de controle e de forma local ou remota.

Drones

O equipamento, cada vez mais sofisticado, traz, para segmentos que requerem soluções quase que imediatas, mais rapidez e precisão nas ações de monitoramento. “Com esta solução o nosso parceiro tem uma percepção mais adequada das situações, o que resulta em uma ação mais assertiva, em menor tempo e com redução de riscos”, explica Marcos Santos. O patrulhamento se torna mais ágil, com equipes reduzidas que precisam se deslocar com menor frequência. O executivo da Security detalha ainda que cada cliente tem suas necessidades atendidas de maneira personalizada: “temos equipamento que nos permite a realização de monitoramento noturno com câmera térmica, por exemplo. Ou então, realizar a proteção perimetral ou de queimadas em fazendas. E isso pode gerar, além do ganho de produtividade uma economia de até 50% em comparação com o serviço de ronda convencional”.

  • Saiba mais sobre os benefícios da tecnologia na segurança patrimonial: Evite os riscos de uma má avaliação de segurança patrimonial: Clique aqui
  • Drones e Segurança Patrimonial: Você ainda tem dúvidas? Mais informações
  • Tecnologia na segurança: as vantagens dos sistemas automatizados; Conheça aqui

Gostou? Compartilhe