caracteristicas-area-deseguranca.jpg
22 de Setembro de 2017

Quais características são avaliadas para estruturar a segurança de uma empresa?

Atualmente, por conta de novas tecnologias a preços mais acessíveis, muitas empresas investem em segurança patrimonial – investem em segurança como um todo. Ela deixou de ser algo para se pensar apenas quando houver uma situação adversa e passou a ser um item essencial, preventivo e estratégico em qualquer organização, independentemente de seu tamanho ou segmento.

Entretanto, como saber se sua segurança é eficiente?

Ao contrário do que muitos pensam, não basta investir em dispositivos modernos e esperar pelos melhores desfechos. É preciso pensar na proteção de sua companhia com inteligência e planejamento, realizando manutenções periódicas dos equipamentos e avaliando a rotina dos profissionais.

Fornecedor especializado

Um fornecedor especializado poderá te ajudar a analisar as principais características da estrutura de segurança, indicando sua eficiência ou ineficácia – eficiência é diferente de eficácia.

Antes de mais nada, serão estudadas as barreiras periféricas, ou seja, tudo que cerca o patrimônio. Altura dos muros, barreiras perimetrais, sistemas de VA e cercas elétricas serão levadas em consideração para mensurar os riscos e proteção.

Todo sistema de segurança tem três alicerces: os procedimentos (normas e processos de segurança, controle de entrada, entre outros); sistemas eletrônicos (como câmeras e alarmes, por exemplo); e pessoas (vigilantes, porteiros e outros profissionais). A análise de risco deverá entender como esses três pilares funcionam e como se integram dentro da estrutura de segurança.

Será avaliado também o impacto que os procedimentos de defesa e prevenção têm na rotina dos profissionais e, principalmente, no negócio em si. Para que seja considerada eficaz, a segurança não deve influenciar negativamente as atividades da empresa.

Da mesma forma, para mensurar o potencial de ameaças com acuracidade, é importante estudar a vizinhança na qual sua organização está inserida, analisando quais são os tipos de construções, estabelecimentos e estruturas posicionadas nos arredores. Algumas áreas oferecem mais perigos do que outras, como regiões periféricas de grandes cidades, onde os índices de roubos e assaltos são mais altos.

Mas isso não significa que regiões interioranas, longes dos grandes centros, são livres de situações adversas. Os problemas no campo podem estar em lugares inóspitos e desprotegidos, ou até mesmo muito distantes. A dificuldade de acesso e transporte pode fazer com que a ajuda para emergências demore mais a chegar.

O ponto mais importante é seguir as recomendações da empresa contratada para fazer a análise de risco e segurança em seu negócio. Se o escopo de equipamentos, pessoas e processos não forem atendidos, a preservação deixa de ser eficiente e a análise perde o sentido.

Tanto para a avaliação da estrutura, quanto para implementação da proteção em si, conte com um fornecedor de confiança, com equipamentos atualizados e profissionais capacitados, que ofereçam um bom plano de segurança patrimonial.

New Call-to-action

Gostou? Compartilhe