3 de Junho de 2013

Dicas importantes para evitar assaltos nos aeroportos e rodoviárias

 

No mês em que se comemora o Dia do  Turista, o Brasil se depara com um incômodo paradoxo. Conhecido por ser um dos pontos turísticos mais ambicionados para se visitar no mundo, o país vive uma crise na qualidade de atendimento e  segurança aos  turistas visitantes. Os momentos de embarque e desembarque podem ser os mais críticos para um  viajante nos  aeroportosrodoviárias
O cansaço e o excesso de pessoas nos aeroportos e rodoviárias provocam desatenção do viajante e vulnerabilidade em relação a furtos. Basta ficar atento nos terminais e seguir as dicas para se  prevenir e evitar ser lesado por oportunistas:
 
 
 
• Planeje muito bem a cidade/região que você quer conhecer. Esse é um país territorial com centenas de cidades espalhadas. Infelizmente, a boa estrutura não é padrão. Logo, prepare-se para esperar em saguões, por longos períodos, em aeroportos e rodoviárias.
• Logo no desembarque, certifique-se de que sua bagagem encontra-se fechada exatamente como estava no embarque;
• Evite ficar tirando fotos nos corredores e saguões dos aeroportos e rodoviárias. Alem de "dar bandeira" que é turista, os equipamentos fotográficos chamam atenção.
• Para pedir informações ou auxílio, procure sempre um policial devidamente identificado ou um funcionário da empresa pela qual viajou. Nunca fale com estranhos. Procure nos aeroportos as Delegacias Especializadas em Atendimento ao Turista, com profissionais treinados para ajudá-lo;
• Não se descuide de seus pertences em nenhum momento. Cuidado com homens ou mulheres que se aproximarem para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem;
• Não abra a bagagem em público, principalmente se no interior houver equipamentos eletrônicos e dinheiro;
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro em público;
• Se necessitar utilizar o serviço de caixa eletrônico certifique-se de que sua senha não seja vista por outras pessoas. No caso de pane no equipamento, solicite o auxílio de algum funcionário devidamente identificado;
• Não aceite qualquer tipo de encomenda a pedido de pessoas estranhas;
• Se alguém passar mal e lhe pedir para buscar socorro, faça-o sem deixar seus pertences com a pessoa. Mesmo que ela insista que sozinho você irá mais rápido;
• Ao utilizar serviços de táxi ou carros alugados, prefira profissionais e empresas cadastradas. Ao entrar no veículo, solicite que todos os seus pertences sejam colocados no porta-malas. Em caso de negativa, procure outro táxi;
• É importante guardar sua bagagem no porta-malas, principalmente seu laptop. Não o utilize nas vias públicas. Ladrões, em motos, buscam justamente essa oportunidade para o furto;
• Ao utilizar o telefone celular dentro do táxi, faça-o de modo que o aparelho fique do lado oposto ao da janela;
• Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo.
 
Assim sendo, para que o passeio não seja uma frustração na chegada ou na partida, é imprescindível tomar cuidados como esses que diminuem a vulnerabilidade do turista. Convenhamos, não há nada mais desagradável do que ser vitima de alguma ação meliante quando se está fora de casa a passeio.

Gostou? Compartilhe