A tecnologia, quando usada a nosso favor, pode obter resultados muito eficazes, principalmente no setor da segurança patrimonial. Constantemente são lançados novos dispositivos e softwares de segurança que facilitam a identificação de suspeitos e a prevenção de problemas. As opções são das mais diversas, porém vale lembrar que é preciso escolher a que mais se encaixa no perfil de cada cliente, tanto em relação a custo quanto aplicabilidade. Por este motivo, separamos neste artigo algumas das mais avançadas novidades em tecnologia de segurança do mercado.

Novas tecnologias para proteger o patrimônio da sua empresa

  • Câmera com reconhecimento facial: com essa tecnologia de segurança é possível cadastrar rostos conhecidos e monitorar possíveis ameaças. Essa câmera consegue reconhecer um rosto mesmo entre uma multidão de pessoas. É possível ter um banco de dados de rostos cadastrados para acompanhamento. Certos equipamentos fazem o reconhecimento, captura de imagem e exibição em tempo real. E essa tecnologia também permite facilidades como o controle de acesso, liberando a entrada somente de pessoas autorizadas. É uma forma simples e eficaz de manter a segurança em ambientes movimentados, por exemplo.
  • Alarme de neblina: Muito utilizado por bancos, o alarme de neblina é uma tecnologia de segurança que funciona de forma simples. Ele possui um sistema de detecção de movimento que libera uma fumaça densa enquanto dispara um alarme alto. Em segundos o ambiente inteiro fica coberto e sem visibilidade. Alguns modelos inteligentes são interligados com centrais da polícia e acionam viaturas imediatamente.
  • Drones: Os drones em si não são uma novidade, já as suas funcionalidades... São várias, entre elas produzir imagens que ajudam na segurança patrimonial. As imagens feitas por esses equipamentos proporcionam uma visão mais ampla do local que as câmeras de segurança dificilmente proporcionariam. Ainda existem recursos que podem ser utilizados em conjunto com drones, como tintas que são disparadas no suspeito para ser mais fácil de identificá-lo. Também podem ser usados softwares de detecção térmica para seguir o invasor ou suspeito, auxiliando a polícia em sua localização. Além da visão mais ampla, eles também conferem maior segurança aos agentes, que conseguem ter uma visão clara da situação sem a necessidade de se exporem.
  • Reconhecimento de placas de veículos: Um sistema com o mesmo princípio do reconhecimento facial é o reconhecimento de placas. Com essa tecnologia é possível gravar e identificar as placas dos veículos que estiverem ao alcance das câmeras. Em alguns casos em que se tem uma permissão especial, é possível até acessar o banco de dados da polícia para identificar veículos roubados.

Essas novas tecnologias em segurança patrimonial permitem que cada vez mais as empresas e indivíduos se mantenham seguros de maneira eficaz e sem o uso da força. É importante, porém, analisar o custo benefício de cada tecnologia e descobrir qual é mais viável para sua necessidade. É o que as empresas terceirizadas de segurança patrimonial fazem por seus clientes. É feito todo um estudo de riscos sobre a sua empresa para para determinar quais medidas e soluções de segurança precisam ser adotadas. Investir em segurança é uma necessidade nos dias de hoje e com essas tecnologias é possível se proteger e se prevenir de possíveis problemas de segurança. Conte com a Security para ser a sua parceira. Entre em contato. Teremos o prazer de lhe conhecer.

downlo