Ações preventivas na segurança patrimonial
1 de Junho de 2023

Ações preventivas na segurança patrimonial

O despreparo é o principal fator de risco que pode existir na prestação de serviços de segurança. É muito importante que as empresas estejam preparadas para enfrentar os possíveis cenários e situações, em busca de minimizar suas consequências.

Por isso, precisamos falar sobre o propósito das ações preventivas na segurança patrimonial

O que é a segurança preventiva? 

Estamos falando de uma abordagem que visa evitar que problemas ocorram, em vez de reagir a eles depois que já aconteceram.

Assim, por meio da adoção de medidas proativas e eficazes, seu objetivo é reduzir os riscos e ameaças que podem afetar os bens materiais e imateriais de uma empresa, evitando prejuízos financeiros e emocionais decorrentes de possíveis incidentes.

Quais ações preventivas podem ser aplicadas?

Antecipação e identificação: é importante compreender tudo aquilo que pode afetar o patrimônio protegido. Para isso, é possível realizar uma análise minuciosa das vulnerabilidades.

Definição de prioridades: com base na análise de riscos, é possível determinar um planejamento que inclua medidas preventivas adequadas, como controle de acesso, monitoramento eletrônico, treinamentos, entre outras.

Políticas e procedimentos de segurança: conjunto de diretrizes, onde as políticas estabelecem as regras e princípios gerais, enquanto os procedimentos descrevem as etapas específicas que devem ser seguidas para que tudo funcione corretamente. 

Investimento em tecnologias de monitoramento: os recursos tecnológicos são aliados importantes, é possível contar com câmeras de vigilância, sensores de movimento, alarmes e outros dispositivos. A importância em monitorar constantemente o perímetro protegido está em identificar de forma ágil qualquer situação de perigo ou falha na segurança. 

Manutenção regular: o mau funcionamento de equipamentos ou problemas nas instalações podem comprometer as operações, por isso, a manutenção regular garantirá que isso não ocorra.

Treinamento de colaboradores: para contar com colaboradores capacitados em identificar e lidar com situações de risco, é preciso treiná-los, certificando que estejam devidamente aptos a conduzir e/ou acionar as ações necessárias.

Reavaliação periódica: um projeto de segurança preventiva estará sempre em continuidade, visto que novos riscos surgem todos os dias.

Conte com uma empresa de especializada

Cada vez mais, empresas e condomínios investem em serviços de segurança patrimonial visando a eficiência e expertise em proteção preventiva.

A terceirização é hoje uma das melhores opções neste aspecto, contudo, para ter bons resultados é importante ser criterioso no momento de contratação dos serviços, ou seja, certificar-se de escolher uma prestadora que seja referência em uma atuação com comprometimento e responsabilidade. 

Conte com a Security para levar tranquilidade e prevenção ao seu dia a dia! Prezamos por uma atuação em conformidade com as leis, melhores práticas, profissionais capacitados, equipamentos de ponta e processos centralizados.

Para saber mais clique aqui e fale com um consultor.

Gostou? Compartilhe