14 de Junho de 2023

Como implementar a cultura de segurança dentro das empresas?

A cultura de segurança consiste em uma mentalidade coletiva que agrupa valores, posturas, hábitos e ações diárias. Na prática, envolve o compromisso da organização e seus colaboradores em internalizar comportamentos que promovam a proteção das pessoas, dos ativos e do ambiente de trabalho em geral.

Compreenda a importância disso nas empresas, os desafios enfrentados, bem como, as estratégias que podem ser adotadas para ter sucesso.

A importância da cultura de segurança

A implementação de uma cultura de segurança é extremamente importante para as empresas por diversos motivos. Um dos principais é a alta incidência de criminalidade no país que demonstra a necessidade de se investir em medidas de proteção patrimonial. 
Além disso, é algo que pode contribuir na continuidade das operações e sustentabilidade do negócio, visto que as consequências de um local vulnerável podem levar a prejuízos financeiros, paralisação das atividades e perda de clientes. 
Dentre alguns benefícios, estão:

  • Redução de acidentes e incidentes.

  • Melhoria da qualidade das operações, produtos e serviços.

  • Aumento da satisfação dos colaboradores e clientes.

  • Redução de custos com processos judiciais e indenizações.

  • Reforço da imagem da empresa como responsável e comprometida perante o mercado e a sociedade.

Os desafios em implementar uma cultura de segurança

Apesar dos benefícios, pôr em prática uma cultura de segurança não é uma tarefa fácil. Confira 4 dos principais desafios enfrentados pelas organizações:

Resistência à mudança: em alguns casos, pode ocorrer uma objeção cultural e estrutural quando normas e processos antigos estão enraizados, gerando receio de alterações na rotina e dificultando a introdução de mudanças para a adoção de novas condutas.

Falta de comprometimento da liderança: quando há falta de apoio e envolvimento dos líderes, fica mais complicado motivar os colaboradores e aplicar as estratégias necessárias.

Recursos limitados: segurança é algo que exige investimentos financeiros e recursos adicionais, como treinamentos, equipes qualificadas, equipamentos de proteção, sistemas de monitoramento, entre outros. Mas, este desafio é facilmente superado através da terceirização.

Comunicação inadequada: todos os níveis da organização precisam estar alinhados quanto aos riscos existentes. A informação é a porta de entrada para a conscientização de todos os envolvidos e ela precisa ser transmitida de maneira uniforme, clara e eficaz.

Estratégias e práticas para criar uma cultura de segurança efetiva e duradoura

Identificação e análise de riscos: é fundamental a realização de uma análise de risco para identificar as vulnerabilidades e ameaças existentes. Com base neste estudo, é possível definir ações preventivas e corretivas.

Definição de normas de segurança: refere-se a todas as medidas adotadas, visando minimizar perigos e ocorrências. Essas normas devem estar alinhadas com as regulamentações e leis vigentes, e devem ser divulgadas de forma clara e acessível a todos.

Treinamentos e capacitação contínua: não há ambiente seguro sem profissionais bem treinados para as mais diversas situações. Não é à toa, que esta é uma atuação regulamentada e só pode ser exercida com a devida capacitação. Vale ainda ressaltar que é essencial garantir que os colaboradores sejam atualizados periodicamente e reciclados em relação aos procedimentos de segurança e às novas tecnologias. 

Inspeções regulares, feedbacks e análise de incidentes: estabelecer metas e indicadores relacionados pode ajudar a monitorar o desempenho e identificar áreas que precisam de melhoria. Ou seja, para garantir que as medidas preventivas e corretivas estejam sendo implementadas de forma adequada é preciso existir um sistema de relatórios de incidentes e feedback, capazes de avaliar e corrigir problemas.

Investimento em tecnologia: dispositivos de segurança eletrônica, como câmeras de vigilância, sistemas de controle de acesso, alarme, entre outros, podem contribuir significativamente tanto no dia a dia das operações, como também no fornecimento de informações valiosas para análises de risco e tomada de decisões.

Por que contar com a terceirização? 

A terceirização é uma opção que tem muito a contribuir na construção da cultura de segurança. 

Isso porque é uma maneira de ter acesso a serviços especializados, em conformidade com as leis, melhores práticas, equipamentos de primeira linha, processos centralizados, profissionais capacitados, foco em reduzir erros e propor constantes melhorias.

Quer saber mais? Clique aqui e fale com um consultor Security sobre soluções conectadas e desenvolvidas sob medida para zelar por patrimônios e pessoas, garantindo mais tranquilidade ao dia a dia.

Gostou? Compartilhe