A importância do CFTV no monitoramento
29 de Março de 2023

A importância do CFTV no monitoramento

A criminalidade é um problema grave no Brasil, e a cada dia, mais indústrias, empresas e condomínios investem em sistemas de segurança para garantir a proteção de suas propriedades e das pessoas que neles habitam ou trabalham. 

Nesse contexto, as centrais de monitoramento tornaram-se uma medida essencial para garantir a proteção contra ameaças e prevenir possíveis riscos. 

Confira a importância de contar com uma operação completa e como a aplicação do CFTV, aliado a dispositivos de alarmes e sensores, é indispensável. 

O que é uma central de monitoramento?

Uma central de monitoramento é um sistema que utiliza tecnologia e a integração entre dispositivos, a fim de proteger pessoas, propriedades e ativos. Essa estrutura é geralmente operada por uma empresa especializada ou por um departamento interno da organização.

Os equipamentos de segurança eletrônica que podem ser monitorados incluem câmeras, sensores de movimento e sistemas de alarme. Eles podem ser instalados em diferentes locais, como residências, empresas, indústrias, instituições financeiras, hospitais, escolas, entre outros.

Na prática, essa central recebe informações em tempo real dos dispositivos e os operadores processam esses dados para determinar se há uma ameaça. 

Assim, quando uma ocorrência é detectada, são tomadas medidas imediatas para mitigar o risco. Ações essas que consistem em enviar um alerta para o proprietário do local, acionar uma equipe de resposta de segurança ou notificar as autoridades locais.

A importância do CFTV para o monitoramento

O CFTV (circuito fechado de televisão) é um sistema de monitoramento de vídeo que permite a captação de imagens de um determinado ambiente e sua transmissão em tempo real.

As operações de monitoramento apenas com alarmes são mais comuns do que deveriam ser. O problema, é que para uma maior assertividade e respostas rápidas na segurança, os recursos sensoriais e visuais precisam atuar juntos.

Na prática, toda vez que um alarme ou sensor é acionado, ele gera um evento para a central. Dessa maneira, o CFTV se faz essencial pela precisão de informações quanto a tudo que ocorre no ambiente, ao ter um acompanhamento por imagem é possível uma identificação imediata do ponto exato e as circunstâncias da ameaça ou ação criminosa. 

Desta forma,  os operadores podem direcionar ações com maior agilidade e precisão. 

Outro aspecto importante, é que as câmeras são ligadas a um DVR, que funciona como uma espécie de servidor que salva essas informações. Essas gravações, podem ser utilizadas como prova e evidência mediante a crimes e infrações. 

Não menos importante, a simples presença de uma câmera no ambiente inibe ações, diante da alta probabilidade de identificação e flagrante. 

Equipamentos 

Quando o assunto é segurança eletrônica, é fundamental contar com dispositivos eficientes e tecnologia de ponta. 

Para uma boa operação de vídeo, existe grande variedade de câmeras no mercado e elas podem ser adotadas conforme a necessidade de cada cliente. A Security trabalha com equipamentos de alta qualidade, oferecendo uma gama de possibilidades.

Confira alguns dos tipos mais utilizadas:

Câmeras de vigilância: usadas para monitorar uma área específica em tempo real ou gravar imagens para visualização posterior. Elas podem ser fixas ou móveis e ter diferentes graus de rotação, zoom e resolução.

Câmeras térmicas: usam radiação infravermelha para detectar fontes de calor, como pessoas ou animais, mesmo em condições de baixa visibilidade, como escuridão ou nevoeiro.

Câmeras de reconhecimento facial: identificam pessoas e comparam suas imagens com um banco de dados de rostos conhecidos. Elas são usadas principalmente para reforçar a segurança em locais com alta demanda de identificação, como aeroportos, grandes condomínios ou prédios comerciais.

Esses são apenas alguns exemplos, mas há uma solução para toda necessidade, até mesmo aquelas que o sensor já integra a própria câmera.

Quer saber como levar um sistema de monitoramento completo para a sua empresa ou condomínio? A Security atua com escopos de todos os tipos, tamanhos e orçamentos, oferecendo sempre possibilidades personalizadas. Clique aqui e entre em contato com nossos consultores.

Gostou? Compartilhe