seguranca_eletronica_combate_acidentes
30 de Abril de 2019

5 novidades em segurança que auxiliam no combate a acidentes

Não é incomum que acidentes de menores proporções, como curtos circuitos e vazamentos de gás, se transformem em problemas maiores, como um incêndio, por conta do sistema de vigilância eletrônica inadequado.
Em muitos casos, o que poderia ser resolvido sem maiores consequências acaba gerando prejuízos de grande porte, os quais colocam em risco a sobrevivência da sua empresa e até mesmo a integridade física dos seus colaboradores.

Para evitar que isso aconteça, investir em monitoramento é essencial. Algumas das maiores novidades em segurança - umas disponíveis no mercado, outras em fase de implantação - são capazes de diminuir ou mesmo eliminar esse risco. Leia mais sobre elas!

Conheça as novidades que podem evitar acidentes:

1. Sensores de temperatura, gás e cor


O uso de sensores de temperatura, gás e cor integrados aos sistemas de monitoramento eletrônico constituem uma alternativa eficaz sobre como substituir a vigilância humana e mitigar os riscos de acidentes.

Com esses dispositivos, é possível detectar e notificar rapidamente os responsáveis sobre anormalidades nos processos que podem provocar - ou já estejam provocando - acidentes.

Dessa maneira, a tomada de decisão para cada tipo de ocorrência, como uma evacuação do local, pode ser realizada com mais agilidade, evitando que o acidente provoque danos ainda maiores.

 

2. Monitoramento via aplicativo


Uma das principais novidades em segurança para quem deseja minimizar as chances de acidentes na sua empresa é a vigilância eletrônica por meio de dispositivos móveis.

Se antes era obrigatório estar em frente ao computador para checar imagens das câmeras do seu negócio, hoje é possível realizar a mesma ação contando apenas com o celular ou tablet vinculado à Internet.

Assim, você é capaz de fazer o monitoramento, mesmo estando há milhares de quilômetros da empresa, e acompanhar a movimentação remota pelo período que julgar necessário.

Além disso, esse tipo de aplicativo também possibilita o controle do sistema de alarme pelos mesmos dispositivos, o que garante que você será informado imediatamente de qualquer ocorrência e poderá agir rapidamente.


3. Viaturas de apoio


Ligadas ao sistema de vigilância eletrônica, as viaturas de apoio são uma das novidades em segurança que mais contribuem para a prevenção e o combate a acidentes em seu negócio.

Isso porque, caso haja um disparo no sistema de segurança, o serviço envia profissionais para o atendimento. Quando há um acidente, a resposta ágil ao problema é uma das formas mais eficientes de evitar ou minimizar danos.


4. Monitoramento por áudio

Uma das novidades em segurança apresentadas na mais recente Feira Internacional de Segurança (Exposec), a vigilância eletrônica por áudio pode ser decisiva no combate a acidentes em seu negócio.

O sistema conta com câmeras programadas para identificar anormalidades sonoras na área monitorada, como explosões, vidros estilhaçados e disparos de armas de fogo com extrema agilidade. Ao detectar esse tipo de ocorrência, ela se volta imediatamente para o local onde foi originado o barulho, permitindo uma avaliação de 360 graus.


5. Softwares de análise de vídeo

O dispositivo é um ótimo exemplo de como substituir a segurança humana sem deixar de lado a proteção eficaz contra acidentes.

Isso porque, tradicionalmente, a verificação de conformidade de processo no monitoramento eletrônico exige uma análise a ser realizada por pessoas que possuam bons conhecimentos das rotinas do seu negócio e possam identificar facilmente qualquer inconformidade.

Com o desenvolvimento de softwares capazes de realizar essa tarefa, você ganha agilidade na solução desse tipo de problema. O sistema foi criado para operar com câmeras que são capazes de detectar uma enorme variedade de situações envolvendo pessoas e objetos.

Dessa forma, o software pode identificar sozinho alterações nos procedimentos normais e possibilitar uma tomada de ação mais rápida. A tecnologia é capaz, entre outras coisas, de detectar a entrada de pessoal não autorizado em um determinado espaço ou até apontar objetos que foram removidos do local, provocando acidentes.

Como vemos, investir em vigilância eletrônica é um ponto fundamental para gestores que se atentam à integridade no ambiente de trabalho e desejam entender como substituir a segurança humana sem diminuir a performance do monitoramento.

Security_CTA_InfoMonitoramento-03

Gostou de conhecer melhor como o monitoramento eletrônico pode auxiliar no combate a acidentes em seus negócios? Continue navegando pelo blog da Security e veja outras maneiras de garantir a segurança da sua empresa!

Gostou? Compartilhe