Vigilância eficiente: entenda as categorias de vigilantes
11 de Outubro de 2022

Vigilância eficiente: entenda as categorias de vigilantes

Para uma vigilância eficiente é fundamental entender as categorias de vigilantes e definir aquela de acordo com a sua necessidade. Atualmente, os vigilantes estão presentes em diversos segmentos, fazendo atendimento ao cliente, proporcionando segurança, controle do cumprimento dos protocolos internos da empresa, entre outras atribuições. 

Saiba mais neste artigo que preparamos sobre cada uma das categorias de vigilantes. Para isso, conversamos com o Gerente Operacional Regional da Security, Kesler Farias. Boa leitura!

Quais as principais atribuições dos vigilantes?

O vigilante é aquele colaborador que atua em várias frentes, desde o atendimento ao público até uma situação ostensiva, podendo estar sujeito a riscos.

Podemos citar como exemplo a vigilância em instituições financeiras, que é um segmento que gera um indíce maior de periculosidade, já que os profissionais que estão dentro das agências estão expostos à assaltos devido aos numerários, e até roubos do próprio armamento do vigilante. “Estamos no mercado para garantir a segurança dentro dos nossos públicos e caminhamos de fato em diversos cenários”, explica Kesler.

Ele exemplificou utilizando o cenário de atendimento em um shopping. “Nós fizemos uma implantação recente, aqui em Goiânia, dentro de um shopping. Nossos colaboradores ficam no atendimento ao público, interno, externo, lojistas, proprietários, para levar segurança”, complementa Farias. 

Personalização do contrato do serviço de vigilância

Para obter êxito na execução de um serviço de vigilância e garantir a segurança, é preciso a personalização do contrato do serviço. Farias reitera que essa execução dos processos e normas de cada cliente é um serviço muito específico. 

“Primeiro entendemos qual é a demanda desse cliente, ele nos encaminha as principais informações e nós criamos todo um protocolo documental. Isso dentro da análise de risco, do manual de normas e procedimentos e do plano de contingência. Após o início das operações, tudo aquilo que for mudando no decorrer das atividades é retificado e/ou adequado, bem como, treinamos e capacitamos todos os colaboradores para essas mudanças contínuas.” reitera Farias.

Entenda as categorias de vigilantes oferecidas pela Security

Para diferenciar as funções, há uniformes específicos para cada uma das categorias. Por exemplo, em joalherias e shoppings, os vigilantes de atendimento ao público usam uniforme social, com arma letal. E o vigilante operacional, que executa algum tipo de processo e/ou controle, utiliza uniforme característico para a operação. 

No início da negociação, antes de realizar a implantação do posto de serviço, é o momento de entendimento da necessidade do tipo de vigilância, se ela será armada ou desarmada. “Antes de se fazer a implantação, temos as avaliações de perímetro e estrutural da planta, indicando se é necessário ou não o armamento, com a análise de risco. E se o vigilante vai estar com arma não letal”, explica Farias. Sobre isso, confira o post “Como as tecnologias não letais podem melhorar a segurança privada”. 

“Entregamos a análise de risco, documento o qual dá o pontapé inicial para implantação do contrato. O cliente faz a verificação de todos os apontamentos que fazemos de vulnerabilidade, falhas em processos e procedimentos, adequa na maioria das vezes e depois realizamos a implantação do contrato, seja ele armado e desarmado”, complementa Farias.

Além disso, todos os modelos de uniformes usados pelos colaboradores são aprovados pela Polícia Federal. Nenhuma mudança pode ser feita sem o aval deles, como, por exemplo, tecidos e cores. Vale destacar que para cada situação e segmento possuímos um uniforme diferenciado.

Confira as categorias de vigilantes:

1) Vigilância Patrimonial Desarmada

A vigilância patrimonial desarmada é aquela que não envolve o uso de armas de fogo. 

Em geral, é recomendada para espaços com alta circulação de pessoas e que não contém patrimônios valiosos. Também é importante considerar o grau de perigo do local, avaliando se uma equipe desarmada, usando os dispositivos adequados, é suficiente para inibir o risco.

2) Vigilância Patrimonial Armada

A vigilância armada promove segurança e tranquilidade para que as empresas exerçam suas atividades. Esta modalidade, consiste na implementação de postos com vigilantes profissionais portando armamento letal. São profissionais treinados, que atuam totalmente uniformizados e conforme legislação determinada pela Polícia Federal.

O serviço é orientado após o conhecimento do regimento interno enviado pelo próprio cliente para direcionar os profissionais contratados. “Nós adequamos este regimento dentro das normas, procedimentos e políticas e encaminhamos novamente para o cliente, que aprova toda essa parte documental, a qual vai direcionar os nossos colaboradores para o início das atividades e atuação dentro daquele perímetro”, explica Farias.

Vale ressaltar que se precisar de alteração, os vigilantes armados serão treinados novamente. 

3) Vigilante de Segurança Pessoal Privada (VSPP)

São também conhecidos como vigilantes VIP e atendem personalidades, como artistas, autoridades políticas, jogadores de futebol, pessoas que ocupam cargos de chefia em empresas renomadas. O VSPP fica responsável pela segurança da logística, carro, hospedagem em hotel, entre outras circunstâncias.

4) Vigilante Premium

São vigilantes patrimoniais também e só mudam a vestimenta, que é diferenciada dos demais. O comum usa boné homologado pela PF, o Premium usa uma boina, por exemplo. 

Algumas subcategorias:

Vigilância com cães: utilizada onde tem operação em área aberta, empresa de logística agrícola. Também é apropriada para operação rural, em clientes com plantações, estoque de armazéns, condomínios residenciais que tem bosques e muros com cercas. 

Vigilância com veículos: tipo de ronda motorizada com carro ou motocicleta, principalmente em perímetros longos. Utilizada quando é preciso mobilidade e agilidade para se locomover. Por exemplo, em empresas do segmento de logística, estoque, armazenamento, shopping. Atualmente, cerca de 50% dos clientes demandam este tipo de serviço.

Vigilância CFTV - Circuito Fechado de Televisão: faz o monitoramento via câmeras. Neste caso, os vigilantes ficam dentro da central de monitoramento, utilizando todo o suporte visual.

A rotina de trabalho 

O vigilante é responsável por fazer a conferência do local de forma ordenada ou sazonal para cumprir a entrega de relatório de como está o perímetro. A vigilância de ronda, por exemplo, é o apoio principal que tem a equipe fixa no campo.

Também existe o que atua no controle de acesso, na entrada e saída de pessoas e mercadorias (produtos, medicamentos, alimentos). Além disso, têm os vigilantes que fazem acompanhamento do CFTV; acompanhamento de carga e descarga; revista e abordagem.

Ao final do expediente, é feito um mapeamento dessas informações e entrega, podendo ter reports diários das rondas, com equipamentos que mostram o monitoramento em tempo real. 

A emissão dos relatórios ocorre diariamente. Na rotina ainda há reuniões diárias e semanais para avaliar o que precisa melhorar, necessidade de novos treinamentos e observar onde estão havendo falhas.

Treinamentos dos vigilantes

Eles passam por um processo seletivo, onde são identificadas as primeiras características para a função. Depois de filtrar essas informações e o vigilante ser aprovado após a etapa das entrevistas, ele será integrado. A integração dura de três a cinco dias até assumir as atividades de vigilância.

Farias ressalta que “os treinamentos são feitos e alinhados com o time de gestão da Security e do cliente.” 

Experiência que gera uma vigilância eficiente

Desde 1979 a Security se dedica a oferecer serviços de segurança eletrônica, na cidade de Presidente Prudente/SP. E em 1998, passou a oferecer os serviços de vigilância patrimonial. 

“Evoluímos no segmento e hoje atendemos negócios de diversos segmentos com qualidade, transparência e inovação. Nosso foco é levar tranquilidade e segurança através de soluções personalizadas aos nossos mais de 1000 clientes espalhados pelo Brasil.”

"A empresa está presente em 11 estados do Brasil, além do Distrito Federal. “A Security tem um longo caminho de proximidade com colaboradores, clientes, cada contrato em cada cidade. A execução da atividade é legal para garantia dessas entregas de forma satisfatória”, destaca Kesler Farias. 

Saiba mais sobre os tipos de vigilantes e, em caso de dúvida, entre em contato com um dos nossos consultores clicando aqui.

Gostou? Compartilhe