Terceirização de serviços: o que é e quais os benefícios
4 de Abril de 2023

Terceirização de serviços: o que é e quais os benefícios

80% das empresas brasileiras terceirizam algum setor ou atividade e a tendência é que este número cresça ainda mais. Esse modelo de contratação permite uma maior profissionalização das funções, melhoria de processos, operações mais estratégicas e menos burocráticas. 

Aqui na Security trabalhamos com soluções de segurança, facilities e tecnologia em segurança, sempre pensando de forma integrada e personalizada, adequando às necessidades de cada cliente. 

Neste conteúdo, entenda como funciona e quais são as principais vantagens que fazem da terceirização a melhor opção para garantir a qualidade e a eficiência dos serviços.

O que é terceirização?

A terceirização é uma categoria de contratação em que uma organização delega a uma prestadora de serviços, a execução de atividades específicas ao invés de contar com colaboradores próprios para isso. 

Por exemplo, é possível terceirizar a limpeza de instalações para uma empresa especializada em facilities, ou ter uma equipe de segurança competente e alinhada ao negócio, sem necessariamente ter um vínculo direto com esses profissionais.

Neste modelo, o custo mensal é reduzido e previsível, visto que a contratada é a responsável por fornecer os recursos necessários para execução desses serviços, como equipamentos, materiais e mão de obra. Na prática, a terceirizada tem como fim intermediar o interesse entre o cliente e trabalhadores.

Principais vantagens da terceirização para as empresas

Escolher a contratação por intermédio de uma empresa terceirizada, especializada na prestação de serviços, tem muitas vantagens que ajudam negócios, de qualquer segmento. Confira!

Redução e controle de custos 

Todo e qualquer encargo social, trabalhista, custos com treinamentos, substituições em férias, faltas e afastamentos, uniformes e outras questões que onere o orçamento, são de responsabilidade da contratada.

Além disso, ter um único custo mensal previsível permite maior controle de gastos e consequentemente, do planejamento financeiro. 

Foco no negócio e otimização da gestão 

Contar com profissionais que já chegam capacitados, alinhados às demandas e prontos para assumirem seus postos, significa que gestores podem direcionar todo o tempo e esforço utilizado nessas tarefas, focando no core business do negócio.

Também há uma otimização do setor de recursos humanos, que podem ser mais estratégicos, visto que processos como recrutamento, admissão, rescisão e burocracias laborais referente ao colaborador terceiro, não são de sua responsabilidade. 

Qualificação das atividades e supervisão da operação 

Uma operação com processos bem definidos, organizados e monitorados com eficiência, é resultado da especialização dos serviços.

A terceirização visa justamente oferecer uma mão de obra treinada e capacitada para seguir padrões de excelência e regulamentações, suprindo assim as demandas e critérios de cada setor.

Suporte e assistência

Com a terceirização, se alguém faltar ao trabalho, outro profissional é enviado imediatamente para cobrir o posto, sem prejuízo ao contratante. O mesmo é válido em caso de licenças e férias.

Fiscalização e compromissos legais

Independente de qual seja a área de atuação, a prestação de serviços está inerente e condicional ao cumprimento de regras e diretrizes definidas por órgãos tributários, fiscais e regulamentadores. Além de toda legislação trabalhista que garante amparo aos colaboradores, remuneração por periculosidade, EPIs de qualidade e em boas condições, dentre outros aspectos.

Conte com uma empresa de confiança 

Optar pela terceirização, hoje, se mostra uma das melhores opções para organizações dos mais diversos segmentos, e isso se reflete no crescimento desse mercado no país. 

Contudo, para ter bons resultados é muito importante ser criterioso no momento de contratação dos serviços e certificar-se de escolher uma prestadora que seja referência não apenas no setor, mas também em comprometimento e responsabilidade. 

Conte com a Security para levar tranquilidade ao seu dia a dia! Prezamos por uma atuação em conformidade com as leis, melhores práticas, profissionais capacitados, equipamentos de ponta e processos centralizados.

Para saber mais clique aqui e fale com um consultor.




Gostou? Compartilhe