À medida que as empresas buscam melhorar sua eficiência, a qualidade de seus produtos e serviços, e, ao mesmo tempo, crescer em meio a um ambiente competitivo, surge uma questão relevante: como direcionar o devido foco ao que realmente importa, ou seja, suas atividades principais?
Nesse contexto, entenda de que maneira a terceirização se tornou uma estratégia inteligente na otimização de recursos, permitindo que as organizações concentrem-se no centro do negócio, delegando atividades-meio a parceiros especializados.
Portanto, é essencial compreender essa distinção para uma gestão estratégica eficiente. Entenda!
Estas não estão diretamente ligadas à essência da empresa e não agregam valor direto ao produto ou serviço final oferecido.
São atividades de suporte, fundamentais no seu funcionamento, mas que podem ser realizadas por terceiros sem comprometer a identidade ou qualidade final, como as funções de limpeza, manutenção predial, serviços de TI, gestão de RH, dentre outros.
Lidar com as atividades-meio pode ser complexo e oneroso por demandarem recursos significativos que, se não forem bem gerenciadas, podem desviar a atenção dos gestores e colaboradores dos seus objetivos centrais.
Portanto, manter internamente todas as atividades de suporte pode resultar em:
As atividades-fim são aquelas diretamente relacionadas ao propósito central do negócio, ou seja, sua razão de existir.
Por exemplo, em uma indústria automobilística as atividades-fim seriam o desenvolvimento de veículos, sua fabricação e comercialização.
O conceito de foco no centro do negócio visa, justamente, maximizar o desempenho e a competitividade permitindo que a organização consiga:
A terceirização vem ganhando cada vez mais destaque no cenário empresarial, ajudando organizações nos mais diversos segmentos devido a vantagens como:
Redução de custos: economiza-se em recursos financeiros, evitando investimentos em infraestrutura, na contratação de pessoal especializado, treinamento, capacitação e benefícios laborais que são de responsabilidade da empresa terceirizada.
Acesso à especialização: garantia de profissionais especializados e experientes em suas áreas de atuação e, consequentemente, serviços com maior qualidade, eficiência e conformidade com as melhores práticas do mercado.
Flexibilidade e escalabilidade: é possível ajustar a demanda de serviços conforme as necessidades em momentos de expansão ou retração, evitando desperdícios e ociosidade.
Redução de riscos e responsabilidades: a responsabilidade pela gestão de pessoal, conformidade legal e regulatória, entre outros aspectos, também é repassada, diminuindo o ônus e os riscos associados a essas tarefas.
Foco estratégico: gestores e colaboradores podem se concentrar em seus objetivos principais, com menos distrações operacionais.
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