grafico de crescimento proporcionado pela terceirizacao
23 de Agosto de 2023

Como a terceirização pode ajudar empresas a focar no centro do negócio

À medida que as empresas buscam melhorar sua eficiência, a qualidade de seus produtos e serviços, e, ao mesmo tempo, crescer em meio a um ambiente competitivo, surge uma questão relevante: como direcionar o devido foco ao que realmente importa, ou seja, suas atividades principais? 

Nesse contexto, entenda de que maneira a terceirização se tornou uma estratégia inteligente na otimização de recursos, permitindo que as organizações concentrem-se no centro do negócio, delegando atividades-meio a parceiros especializados.

Portanto, é essencial compreender essa distinção para uma gestão estratégica eficiente. Entenda!

O que são as atividades-meio?

Estas não estão diretamente ligadas à essência da empresa e não agregam valor direto ao produto ou serviço final oferecido. 

São atividades de suporte, fundamentais no seu funcionamento, mas que podem ser realizadas por terceiros sem comprometer a identidade ou qualidade final, como as funções de limpeza, manutenção predial, serviços de TI, gestão de RH, dentre outros.

Lidar com as atividades-meio pode ser complexo e oneroso por demandarem recursos significativos que, se não forem bem gerenciadas, podem desviar a atenção dos gestores e colaboradores dos seus objetivos centrais. 

Portanto, manter internamente todas as atividades de suporte pode resultar em:

  • Aumento significativo de custos para a empresa.
  • Dispersão de tempo, mão de obra e energia dos colaboradores. 
  • Hierarquia burocrática, dificultando a tomada de decisões ágeis e a implementação rápida de mudanças.
  • Dificuldade de especialização.
  • Problemas com questões regulatórias, legislação trabalhista, conformidade e gestão de pessoal. 

Atividades-fim: a importância em focar no centro do negócio

As atividades-fim são aquelas diretamente relacionadas ao propósito central do negócio, ou seja, sua razão de existir.

Por exemplo, em uma indústria automobilística as atividades-fim seriam o desenvolvimento de veículos, sua fabricação e comercialização.

O conceito de foco no centro do negócio visa, justamente, maximizar o desempenho e a competitividade permitindo que a organização consiga:

  • Maior eficiência operacional, otimizando seus processos e operações, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade.
  • Aprimorar seu produto/serviço e dedicar-se continuamente a inovar em áreas-chave de atuação.
  • Entender melhor as necessidades e desejos dos clientes, buscando soluções que atendam às demandas reais do mercado.
  • Reduzir custos, evitando investimentos em áreas não essenciais ao negócio.
  • Manter uma visão estratégica mais clara e alinhada aos seus objetivos, possibilitando identificar oportunidades de crescimento.

A Terceirização como solução

A terceirização vem ganhando cada vez mais destaque no cenário empresarial, ajudando organizações nos mais diversos segmentos devido a vantagens como:

Redução de custos: economiza-se em recursos financeiros, evitando investimentos em infraestrutura, na contratação de pessoal especializado, treinamento, capacitação e benefícios laborais que são de responsabilidade da empresa terceirizada.

Acesso à especialização: garantia de profissionais especializados e experientes em suas áreas de atuação e, consequentemente, serviços com maior qualidade, eficiência e conformidade com as melhores práticas do mercado.

Flexibilidade e escalabilidade: é possível ajustar a demanda de serviços conforme as necessidades em momentos de expansão ou retração, evitando desperdícios e ociosidade.

Redução de riscos e responsabilidades: a responsabilidade pela gestão de pessoal, conformidade legal e regulatória, entre outros aspectos, também é repassada, diminuindo o ônus e os riscos associados a essas tarefas.

Foco estratégico: gestores e colaboradores podem se concentrar em seus objetivos principais, com menos distrações operacionais.

Deseja saber mais sobre os serviços de terceirização da Security? 

Com 44 anos de mercado, oferecemos soluções em segurança patrimonial, facilities e tecnologia personalizadas às necessidades de cada negócio, garantindo que leis e regulamentações locais sejam cumpridas, prezando pelas melhores práticas e com um time de profissionais altamente capacitados. 

Clique aqui e fale conosco.

 

Gostou? Compartilhe