Benefícios da terceirização de mão de obra na substituição por falta

Imagine a seguinte situação. Uma empresa elaborou uma escala de vigilante para folga durante os feriados do Natal e Ano Novo. Nessa época, os demais funcionários entram em férias coletivas e apenas aqueles que são responsáveis pela segurança patrimonial trabalham no período. Durante o feriado de Natal, um dos colaboradores falta não cumprindo a escala combinada e desfalcando a equipe. O que fazer?

Com todos os demais funcionários de férias, nem sempre contatar o responsável pela segurança na empresa é uma ação rápida, pois apesar da tecnologia permitir acesso fácil a praticamente qualquer lugar do mundo, é preciso considerar que questões mais simples como o responsável estar em voo ou em outro fuso-horário podem atrapalhar a comunicação e, enquanto as decisões são tomadas, a empresa segue com a equipe desfalcada e em risco.

 

Outras situações semelhantes e não previstas podem acontecer com os funcionários com certa frequência e impactam ainda mais na rotina e no planejamento de uma empresa que não é especialista em segurança: doenças, problemas de transporte, acidentes domésticos, ocorrências familiares, dificuldade de comunicação para avisar falta, etc.

Além disso, a falta de um colaborador traz outros impactos negativos: o custo do deslocamento de outro colaborador para cobrir suas funções, sobrecarga de trabalho do substituto, ineficiência para a operação e até mesmo um aumento de custos em horas extras.

 

Esse é só um dos exemplos do que pode acontecer quando a empresa conta com um departamento próprio de segurança na empresa. Diferente do que ocorre quando o serviço de segurança patrimonial é terceirizado, pois ao usufruir dessa modalidade de prestação de serviços terceirizados, a ausência inesperada de um vigilante não vira um grande transtorno para contratante, que optou pela terceirização de mão de obra com uma empresa especializada.

 

Para uma empresa especialista em serviços terceirizados, é fundamental dimensionar uma reserva técnica, isto é, uma equipe formada por profissionais de plantão, preparada para agir quando algum problema levou a um desfalque no turno original de trabalho. Assim como médicos, policiais e bombeiros, não se pode ficar nem um minuto sequer sem vigilantes trabalhando 24 horas por dia e em quantidade suficiente só porque um imprevisto aconteceu com alguém da equipe e não houve substituição imediata, conforme nível de serviço acordado.

Essa é uma das principais vantagens de contar com empresas terceirizadas idôneas e parcerias com prestadoras de serviços terceirizados. Ao invés de administrar problemas, a empresa tem garantia da qualidade do serviço de segurança patrimonial contratado, com a reposição imediata do profissional em casos como os relatados acima e o mais importante de tudo, com profissionalismo e atendimento rápido e eficaz, sem colocar a empresa em risco.

Sua empresa está preparada para lidar com esses imprevistos previsíveis?

Gostou? Compartilhe