SESMT - Entenda o que é, como funciona e a sua importância nas empresas

- por Security

27 de Abril de 2022

Amanhã, 28/4, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, um importante momento para falar de prevenção e medidas para manter os colaboradores das empresas em segurança. 

Na Security, temos um SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) próprio, composto por profissionais da segurança e medicina do trabalho que garantem um ambiente mais seguro a todos, prevenindo doenças ocupacionais, ou seja, enfermidades relacionadas ao trabalho. No Brasil, esse departamento existe desde 1967, porém, muitas empresas adotam clínicas e profissionais terceirizados para realizar esses atendimentos. 

Atualmente, nosso SESMT está com 21 colaboradores, incluindo médicos, enfermeiros, engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e toda a equipe administrativa que trabalha com os sistemas. 

SESMT interno propicia aproximação com os colaboradores

Em se tratando de segurança do trabalho, as ações rotineiras incluem o levantamento dos riscos dos setores e os agentes ambientais que podem interferir no dia a dia. Podem ser riscos físicos, biológicos, ergonômicos ou até de acidentes. Tudo é colocado em documentos regulamentados pelo Ministério do Trabalho e são feitas medições para ver se está dentro dos limites de tolerância. 

Silvio Togneti, Gerente de SESMT na Security comenta sobre a importância deste setor na empresa: “O SESMT garante a segurança e a saúde do trabalhador, fazendo esse monitoramento e executando os exames laborais. Buscamos sempre entender o que pode acontecer no trabalho para a saúde desses colaboradores e resolvemos os problemas que se apresentam”.

A relação entre os médicos do trabalho e os colaboradores se dá em vários momentos: na contratação, com o exame admissional; durante o ano, periodicamente é feito um acompanhamento para certificar que o funcionário continua saudável; ao mudar de função ou área; quando ocorre afastamento de mais de 30 dias por doença ou acidente; após a licença maternidade; e caso haja o desligamento do funcionário, ele passa pelo exame demissional.

Security inova com sistemas de gestão em Segurança do Trabalho 

Utilizamos o sistema SOC, onde é possível extrair relatórios atualizados em tempo real sobre afastamentos e o que está acontecendo com os funcionários. Há ainda o aplicativo Meu SOC em que os colaboradores fazem o envio de seus atestados médicos. Lançado há cerca de um mês, teve 100% de adesão por parte da força de trabalho. “Preparamos algumas ações para orientá-los e até tivemos receio por julgar que nem todos são tão familiares com a tecnologia, porém, a pandemia tornou mais próxima essa relação e hoje as pessoas estão usando celulares diariamente. Como o app é bastante intuitivo, está tendo uma ótima aceitação”, disse Sílvio. 

O MeuSOC funciona da seguinte forma: assim que o colaborador recebe o atestado, um profissional do SESMT entra em contato para entender o motivo do afastamento. Desta forma, fica mais fácil entender o que está acontecendo com a saúde do profissional.

A Security possui várias iniciativas para cuidar da saúde e segurança dos colaboradores. Diariamente buscamos melhorias e temos evoluído significativamente nas áreas de segurança e saúde do trabalhador. Atualmente contamos com o Calendário da Saúde, programa de encontros online onde são abordados temas relacionados à saúde, como: obesidade, pressão alta, doenças de pele, ansiedade, etc. “Os encontros são mensais, e quem não consegue participar ao vivo tem acesso à gravação posteriormente. Eventualmente trazemos palestrantes externos ou especialistas, e desenvolvemos ainda campanhas pontuais, como fizemos durante a pandemia. Nesse período também foram instituídas consultas por telemedicina, que continuarão sendo realizadas em caso de necessidade. Temos um acompanhamento bem próximo aos nossos colaboradores”, finaliza Sílvio. 

Ter um SESMT próprio é um grande diferencial pois a vivência e a exposição das questões estão muito mais presentes. Há condições de atuar melhor e mais rápido quando for identificado algum desvio. Além disso, a gestão é mais clara, interage diretamente com o pessoal de operações, tudo acontece de forma integrada, mais ágil e online. 

 

COMENTÁRIOS

Posts mais lidos

Processos Seletivos pós-pandemia

Entenda a diferença entre os processos seletivos tradicionais e os que contam com automatização e digitalização de etapas, que vêm se tornando cada vez mais comuns no ambiente corporativo.

leia mais »