Segurança no Catar: como o país se preparou para sediar a copa do mundo
7 de Dezembro de 2022

Segurança no Catar: como o país se preparou para sediar a copa do mundo

A copa do mundo é uma das maiores competições esportivas existentes, que acontece a cada 4 anos, sempre em um país diferente. 

Sediar um evento desse porte é um grande prestígio, além de ser algo que atrai atenção e investimentos, movimentando diversos setores. Contudo, para que isso aconteça é preciso ter estrutura, o que inclui a capacidade de comportar, com segurança, a população do lugar e toda a movimentação turística gerada. 

O anfitrião de 2022 é o Catar, situado na Ásia Ocidental, Península Arábica.  Com 2,8 milhões de habitantes e uma expectativa de receber 1,2 milhões de visitantes, o país precisou se preparar para receber os jogos. Saiba quais foram as estratégias e soluções adotadas.

Segurança no país da Copa

O Catar é o país mais seguro do Oriente Médio e está entre os menores índices de criminalidade do mundo. Mas, isso não significa que o investimento e a implementação de ações de segurança não tenham sido necessárias para que a copa do mundo acontecesse. 

O aumento na circulação de pessoas, da quantidade de visitantes e todo o intercâmbio cultural que o evento proporciona, exigiu uma atenção especial em alguns pontos. Confira!

Segurança pública e vigilância 

Um dos fatores cruciais na manutenção da ordem é a segurança pública. O Catar reforçou sua operação através de algumas estratégias, como o apoio de batalhões da Turquia e Marrocos, que enviou policiais, agentes de vigilância nacional e até mesmo cães farejadores, capazes de identificar drogas, explosivos, etc. 

Também foram recrutados mais de 50 mil civis para atuar em pontos estratégicos, ajudando no controle de acesso dentro e fora dos estádios, bem como, a fiscalização da boa conduta nos ambientes e do respeito às normas e regras estabelecidas. 

Todos esses profissionais foram capacitados e orientados para interferir apenas quando necessário, de forma eficiente e sem hostilidade, tendo como base uma abordagem de comunicação e linguagem positiva, em respeito à declaração universal aos direitos humanos.

Gestão de risco 

Planejar é o ato de preparar-se, prever cenários e direcionar possíveis soluções. Na segurança isso é algo extremamente importante. 

Além de todo o trabalho de gestão de risco no pré-evento, com a elaboração de planos táticos que visam corrigir e mitigar ocorrências nos estádios, arredores, pontos estratégicos ou que ofereçam maior perigo, o país ainda conta com uma equipe permanente até o final do evento. 

Essa atuação consiste em um time de especialistas que discutem e definem as melhores ações, em tempo real, com o objetivo de garantir ainda mais velocidade e eficácia na contenção de situações. 

Tecnologia e monitoramento

A segurança eletrônica é essencial para o sucesso de uma demanda de larga escala e grande circulação de pessoas. 

Neste aspecto, o país da copa investiu em soluções tecnológicas que refinaram o seu potencial de monitoramento. Câmeras, sensores e alarmes foram distribuídos pelo território, certificando-se de que todo perímetro fosse coberto e acompanhado. 

Esses dispositivos coletam dados em tempo real, captam imagens e informações desde o momento da chegada de passageiros nos aeroportos e estradas, controlam situações de trânsito e em lugares onde há um grande fluxo de pessoas, como meios de transporte público. 

Tudo isso é acompanhado em uma central de comando estruturada para fornecer uma visão 360º de tudo que acontece em território nacional, certificando-se assim de que há precisão dos fatos e geolocalização, facilitando o direcionamento de medidas corretivas.

Segurança em todos os lugares

Assim como na copa do mundo, o dia a dia na sua empresa também deve contar com o que há de melhor em segurança. As soluções em vigilância patrimonial e tecnológica podem ser adaptadas às diferentes realidades e necessidades. 

A Security é uma empresa com 44 anos de mercado que atua com escopos de todos os tipos, tamanhos e orçamentos. O propósito é levar tranquilidade através de um trabalho pautado em conformidade com as leis, melhores práticas, equipamentos de primeira linha e a disponibilidade de profissionais capacitados e treinados para uma atuação de excelência. Além de processos centralizados, com foco em minimizar erros e propor constantes melhorias.

Tudo isso reflete em confiança e torna-se tangível com as certificações ISO 9001:2015 e CRS - Certificado de Regularidade e Segurança. Na Gestão de Pessoas, o reconhecimento vem com o selo GPTW - Melhores Empresas Para Trabalhar e o Prêmio Valor Carreira.

Quer saber como levar esses serviços para seu negócio? Entre em contato conosco aqui.

Gostou? Compartilhe