Segurança nas escolas: soluções que podem ser adotadas para reduzir riscos
3 de Maio de 2023

Segurança nas escolas: soluções que podem ser adotadas para reduzir riscos

A importância da segurança nas escolas sempre foi um tema relevante, mas recentemente, diante dos trágicos eventos de ataques a uma creche em Blumenau e a um colégio estadual em São Paulo, tornou-se um assunto amplamente discutido.

Para lidar com a violência crescente e desenfreada, é fundamental debater medidas que possam minimizar riscos. Compreende-se que isso envolve diversos fatores e agentes como: pais, escolas, redes sociais, mídias, políticas públicas, saúde mental e também o desenvolvimento de estratégias robustas de segurança patrimonial nas instituições. 

Todos somos importantes e fazemos parte do processo na busca por soluções. E embora seja um desafio árduo, é necessário e possível enfrentá-lo. Descubra como!

Análise de risco

Em todo lugar com um grande fluxo de pessoas existem ameaças e vulnerabilidades, que podem ser neutralizadas antes de causarem consequências. Nas escolas, é preciso primeiramente considerar que tratamos da segurança de crianças, adolescentes e jovens adultos que estão sob responsabilidade da instituição.

Então, o primeiro passo é entender quais são esses pontos de risco no ambiente escolar, em sua estrutura interna e externa. Deve-se:

  • Compreender todo o entorno e o índice de criminalidade da região.

  • Mapear o fluxo de pessoas no local, dentre alunos, professores, demais colaboradores, visitantes, prestadores de serviço, etc. 

  • Descrever as rotinas com detalhes e horários. 

  • Mapear as estruturas físicas e perímetros, para a identificação das condições do ambiente

Tudo isso, dentre outros pontos, entendendo e classificando os riscos iminentes para assim definir um plano de prevenção e resposta às emergências, como incêndios, desastres naturais, atentados, entre outras situações que sejam identificadas. 

Esses planos devem incluir procedimentos de evacuação, sinalização adequada, treinamentos e simulações garantindo a preparação da comunidade escolar.

Quais soluções podem ser aplicadas à segurança?

Equipes de vigilância

Essas equipes são responsáveis por monitorar e patrulhar as áreas da escola, identificar e responder a situações de risco, e garantir o cumprimento das políticas e procedimentos de segurança estabelecidos. Para isso é importante que esses profissionais:

  • Sejam devidamente treinados e capacitados para atuarem na função, empregando técnicas e conhecimentos de gestão de crise, primeiros socorros, e outros procedimentos de segurança relevantes. 

  • Tenham uma boa comunicação interna e coordenação com outros funcionários da escola, como direção, professores e funcionários de apoio, para garantir uma resposta rápida e eficiente a incidentes. 

  • Utilizem adequadamente equipamentos, alarmes, rádios de comunicação e outros dispositivos.

  • Realizem monitoramento constante das áreas, identificando comportamentos suspeitos e potenciais riscos. Ações proativas, como rondas regulares e a inspeção de áreas críticas, podem ser eficazes na prevenção de incidentes.

  • Respeitem os direitos e privacidade dos alunos, garantindo que as práticas de vigilância sejam realizadas de forma legal e ética, em conformidade com as leis e regulamentos locais e os direitos dos estudantes.

Controle de acesso

É inquestionável como o controle de acesso é um dos pilares da segurança, que pode ser realizado através de uma portaria especializada ou por catracas com leitor biométrico e/ou facial.

Independente da solução adotada, implica a responsabilidade em manter um registro atualizado de todos que tenham acesso ao local, como alunos, professores e outros colaboradores da instituição. Bem como, todos os visitantes, incluindo pais, fornecedores e prestadores de serviços externos, devem ser identificados antes de entrar. 

Isso deve ser feito por meio de um processo minucioso de checagem de informações que assegurem a autorização para estar no local, averiguando dados como nome, documento de identificação e/ou placa do carro, além do motivo da visita. Vale ainda ressaltar que é fundamental o acompanhamento de pessoas externas por um funcionário da escola durante sua visita.

Suporte tecnológico

A tecnologia aplicada à segurança também é muito importante, principalmente, quando o monitoramento eficiente promove maior agilidade no tempo de resposta a ocorrências.

Neste ponto, algumas soluções podem ser implementadas, como: câmeras em posições estratégicas, com boa iluminação e resolução das imagens, alarmes, sensores, botões de pânico, cerca elétrica, detectores de metais, dentre outros.

A integração entre a vigilância patrimonial humanizada e facilities a uma tecnologia inovadora promoverá ao ambiente escolar:

  • Proteção aprimorada pela combinação de diferentes recursos eletrônicos.

  • Identificação rápida de situações não cotidianas e ameaças à segurança, garantindo uma resposta rápida e precisa.

  • Facilidade de um gerenciamento centralizado, simples e eficiente.

  • Personalização do projeto e flexibilidade na adaptação às necessidades e particularidades específicas.

  • Suporte e monitoramento constante.

A importância em contar com uma empresa de confiança 

É muito importante que ao optar pela contratação dos serviços de segurança, a gestão da escola certifique-se em buscar uma empresa especializada e de confiança. Isso refletirá diretamente na qualidade e no nível das soluções aplicadas, garantido que a eficiência da operação não seja comprometida.

Uma atuação em conformidade com as leis, melhores práticas, equipamentos de primeira linha, processos centralizados, profissionais capacitados, foco em minimizar erros e propor constantes melhorias, é fundamental.

Precisa de ajuda? A Security está há 44 anos no mercado de prestação de serviços de vigilância, facilities e tecnologia. Nossas soluções são conectadas e desenvolvidas sob medida para zelar por patrimônios e pessoas, garantindo mais tranquilidade ao dia a dia.



Gostou? Compartilhe