5 de Outubro de 2012

Remuneração variável: boa para todos

Em busca de melhorar os resultados incentivando o bom desempenho de seus empregados, bem como de recompensá-los pela contribuição ao sucesso dos negócios, as empresas estão aderindo cada vez mais a programas de remuneração variável (PRV). Também é assim no Grupo Segurança, que reúne empresas de vigilância patrimonial, eletrônica e serviços de portaria e limpeza.

Com pioneirismo no segmento de segurança privada, em 2010 o Grupo Segurança implantou seu PRV como parte da política de remuneração estratégica que tem, entre seus objetivos: garantir o envolvimento e participação dos colaboradores, identificar desempenhos individuais e de equipes através de critérios, e gratificar  por meio da participação nos lucros.

O programa de valorização do capital humano contempla as quatro empresas do Grupo, e funciona assim dividido: PRV Administrativo, PRV Operacional e PRV Comercial, cada qual com seus indicadores de performance. Além do desempenho individual, é considerada também aperformance por equipes.

Segundo a Denise Caravina, secretária-executiva do Grupo Segurança e responsável pela apuração do PRV, durante todo o mês de janeiro há reuniões com os setores para apresentação dos indicadores e metas. “Aconselho os colaboradores a acompanharem os números com seus gestores, assim ficam por dentro das metas e se envolvem para conquistar mais um PRV”, comenta Denise.

“Nosso programa é anual e divulgamos a pontuação trimestralmente, de modo que setores e colaboradores possam visualizar o desempenho parcial e traçar estratégias para atuar no trimestre seguinte, dando ênfase aos pontos onde é preciso melhorar”, explica a diretora de RH, Renata De Luca.

De acordo com ela, o programa já faz parte da cultura da empresa, “tanto que os colaboradores estão ligados nos indicadores, buscando resultados, pois a remuneração variável é como se fosse um 14º salário desejado por todos”. Para celebrar o programa, o Grupo Segurança faz a entrega dos cheques do PRV em noite de festa, reunindo a diretoria, os empregados e seus familiares. “Esse evento é uma forma da empresa comemorar, junto com os colaboradores, as conquistas alcançadas. Um momento muito especial para nós”,  conclui Renata.

Gostou? Compartilhe