Os serviços da Security no setor de Logística
16 de Novembro de 2022

Os serviços da Security no setor de Logística

O setor de logística é um dos que mais crescem e se desenvolvem no país. As organizações que prestam serviços dessa natureza, precisam estar preparadas para enfrentar um mercado competitivo, com responsabilidade, estrutura, eficiência e segurança. 

Conversamos com Vanderlei Pivoto, Gerente Regional Comercial da Security, em busca de compreender este segmento, seus desafios e como a Segurança Patrimonial, Facilities e Tecnologia se aplicam e ajudam esses negócios.

 

O que fazem e quem são essas empresas?

Logística é um processo de planejamento, controle, armazenamento e transporte de insumos e mercadorias. Empresas com essa atuação, na prática, são responsáveis pela gestão inteligente e o deslocamento de matérias-primas ou produtos que podem ser direcionados a centros de distribuições, fabricantes, fornecedores, pontos de consumo e ao cliente final. 

Seja através de uma operação interna ou da contratação de transportadoras e locação de depósitos, diversos segmentos dependem de uma logística eficiente para o funcionamento dos seus processos e do próprio negócio. 

O agronegócio, por exemplo, transporta sementes, grãos, fertilizantes e demais materiais inerentes ao setor. Farmacêuticas movimentam medicamentos entre pontos de armazenamento e venda distribuídos em território nacional. 

Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza são gigantes do varejo com alta demanda logística. Com suas plataformas de e-commerces e lojas físicas, necessitam deslocar produtos para suprir CDs, pontos de venda e entrega ao público final.

Também podemos destacar exemplos como: tecnologia, fabricantes de cigarro, peças automobilísticas, alimentos e bebidas. Em suma, tudo que precisa de um sistema de abastecimento e pode ser transportado e armazenado é logística. 

A importância da segurança

Garantir a segurança é primordial na atividade logística, visto que são manuseados patrimônios de alto valor financeiro e consequentemente, visados em ações criminosas. 

A análise de risco é então o primeiro passo para identificar vulnerabilidades e elaborar processos bem estruturados, capazes de minimizar qualquer possibilidade de ameaça aos ativos e às pessoas, funcionários do local e motoristas. 

Vanderlei nos explica a importância dos centros de distribuição terem uma estrutura robusta de segurança e facilities. “São grandes perímetros, então tudo precisa ser avaliado, a necessidade da implementação de equipamentos e vigilância, controle de acesso, embarque e desembarque de mercadorias, integridade das instalações, ameaças de incêndio, etc. Cada detalhe que esteja exposto deve ser mapeado.”

Outro fator que precisa ser considerado é a obrigatoriedade, pois existem casos onde o monitoramento 24h é condicional, exigido por cláusulas de seguradoras.

A atuação da Security no segmento

Em todas as frentes de atuação da Security há soluções que atendem as empresas de logística. Segurança patrimonial, tecnologia e facilities trabalham juntos para oferecer uma segurança completa. 

Vanderlei ressalta: “um dos pontos de maior atenção é o controle de acesso nos CDs e a integração entre serviços contribui perfeitamente para garantir uma visão estratégica de todo perímetro, desde a entrada e saída de pessoas, as docas de abastecimento e descarga dos caminhões, até os corredores de armazenamento. Ou seja, qualquer movimentação dentro e no entorno do centro de distribuição.” 

Neste aspecto, a atuação do porteiro é essencial, pois é o profissional que está a frente da gestão de acesso. Os recursos de monitoramento remoto, instalação de câmeras, cercas elétricas, alarmes, dentre outros equipamentos, reforçam a segurança e minimizam a possibilidade de invasões. 

Na vigilância patrimonial, a categoria armada é necessária para zelar pela integridade física dos colaboradores e materiais que estiverem sendo transportados e armazenados. Esse profissional vai agir com foco em intimidar e cessar qualquer tipo de ação.

Além do quesito segurança, o setor de logística também demanda outras funções de facilities. As instalações são grandes e precisam de profissionais de recepção, limpeza e conservação, zeladoria, manutenção predial, bombeiros, dentre outros.

A Security compreende que a confiança é primordial para a contratação de segurança e terceirização de funções neste setor e trabalha com comprometimento para contribuir com esses negócios, através de uma operação focada em facilitar processos, prevenir potenciais riscos e oferecer respostas rápidas em situações de emergência.

Gostou? Compartilhe