18 de Maio de 2021

Monitoramento em tempo real eleva o nível da proteção patrimonial

Confira a seguir a reportagem publicada na Revista Segurança Eletrônica sobre a importância na tecnologia para o monitoramento em tempo real de operações de diferentes segmentos.

Graças a evolução tecnológica, empresas já podem se beneficiar com sistema que traz, além de rastreamento em tempo real das rondas, botão de pânico portátil, que é mais eficiente para situações de risco, como: assaltos, invasões ou rendição de funcionários Com o avanço e a modernização da tecnologia em todas as esferas, a segurança patrimonial vem conquistando gradativamente um nível mais elevado de eficiência, agilidade e assertividade. Soluções cada vez mais inovadoras agregam valor à atividade, promovem redução de custo operacional e elevam o padrão de qualidade e excelência do serviço prestado.

E a indústria de eletrônicos é um dos segmentos que passa a se beneficiar ainda mais com a tecnologia aplicada na segurança. Com procedimentos e processos já bem rigorosos de proteção patrimonial, executados por empresas especializadas na prestação de serviços e na gestão de segurança, a Samsung Brasil acaba de investir em mais um recurso inovador para elevar o nível e a confiabilidade das atividades de vigilância. Trata-se do ztrax personal, uma solução portátil de monitoramento simultâneo, que agrega ao plano de segurança da empresa informações em tempo real de rondas, botão do pânico portátil e sistema aleatório ‘sempre alerta’ voltado para os postos de vigias.

“O ztrax Ronda é uma solução de monitoramento em tempo real voltado para rondas patrimoniais, sem uso dos antigos bastões ou celulares que podem ser facilmente desligados. É extremamente leve, a prova d´água, resistente a quedas da cintura, não tem botão de liga e desliga e ficando ativo por pelo menos 30 horas. Disponibiliza checkpoints externos de ronda ilimitados e gratuitos, evitando assim, custos desnecessários de deslocamento operacional para implantação e até validação de rondas realizadas”, afirma Marcelo Lonzetti, Chief Marketing Officer da ztrax.

Lançado em 2017, tem tecnologia desenvolvida no Brasil e se tornou, em pouco mais de um ano, o produto mais disruptivo do mercado de segurança. “Podemos dizer que o ztrax mudou a forma de fazer segurança. Nosso sistema disponibiliza, por exemplo, o conceito de monitoramento em tempo real das rondas, histórico das atividades, botão ‘sempre alerta’, dispositivo que emite disparos aleatórios e seu monitoramento traz métricas como: horário de disparo, tempo de demora para desarme, local específico em que ele foi realizado, além do botão do pânico portátil. Trouxemos tudo isso para o mercado de segurança patrimonial, atendendo uma demanda real e que ninguém tinha tecnologia para isso”, explica Lonzetti.

Além disso, é possível utilizar o ztrax para aviso de chegada ao posto de trabalho e também para saída dos colaboradores destes locais, delimitado por cercas virtuais: “para funcionários que utilizam beacons, geramos alarmes no momento do abandono do posto e disponibilizamos a localização do deslocamento em ambientes abertos. Com isso, elevamos a qualidade da atividade de segurança patrimonial dos empreendimentos que utilizam essa ferramenta”.

O sistema passou a ser adotado pela Samsung Brasil, em parceria com a Security Segurança e Serviços, de quem a empresa é cliente na área de gestão de segurança. “A Security é uma empresa integradora de tecnologias em segurança e serviços. Investimos constantemente em inovações que trazem para o mercado eficiência e sinergia entre as atividades. E o ztrax é um ótimo exemplo disso. A solução nos permite levar ainda mais excelência em práticas que agregam valor ao negócio do cliente”, explica Marcelo Marques, Chief Commercial Officer (CCO) da Security.

CCO - Marcelo Marques
MARCELO MARQUES, CCO DA SECURITY

“A Samsung é um cliente que acredita na adoção de tecnologias cada vez mais modernas em seus projetos de segurança, e a Security tem levado para eles as melhores inovações na área, sempre com o objetivo de integrar soluções que permitam uma gestão global de todos os processos”, reforça Marques. O executivo detalha que a empresa já soma mais de 200 contratos com a aplicação deste dispositivo nos procedimentos de segurança, facilities e serviços, e o objetivo é dobrar esse número até 2022.

Uma solução que eleva o nível da segurança patrimonial

A Samsung Brasil entendeu que para elevar ainda mais o nível da vigilância patrimonial precisava buscar por novas tecnologias em proteção. A adoção deste dispositivo foi uma aposta bastante acertada. “O ztrax é uma ferramenta não só de medição de ronda, mas de gestão em serviços. Ele é uma das tecnologias que podemos integrar ao Conecta Security, um serviço que permite oferecer soluções personalizadas para as necessidades de cada cliente, em uma combinação pensada para garantir a continuidade do negócio, com foco na gestão consciente de recursos e processos”, detalha Marques.

Com esta solução, o cliente obtém maior retorno sobre investimento, unifica todos os contratos (segurança, facilities e serviços), e tem eficiência superior na segurança, com possibilidade de modernizar o parque tecnológico e ter capital humano integrado, sob uma mesma gestão.
Com parametrizações que contribuem para que a vigilância humana realize algumas atividades com maior eficiência, o ztrax permite identificar com mais precisão situações que tragam risco tanto para o colaborador quanto para o patrimônio em si.

“Ao contrário das soluções tradicionais, que contam com botons instalados em diversas áreas que delineiam a rota das rondas ou apps que podem ser facilmente desligados, com esse dispositivo a necessidade de o vigilante ter que realizar o checkpoint manual é eliminada, uma vez que toda rota pode ser monitorada pela web. O sistema conta com tecnologia GPS que nos entrega informações em tempo real. No caso da segurança patrimonial, isso nos permite sanar vulnerabilidades e ter uma resposta mais ágil ao risco”, comenta Marques.

Marcelo Lonzetti explica que o sistema traz outras funcionalidades que contribuem para uma gestão em segurança cada vez mais moderna e assertiva. “Com o ztrax podemos não só acompanhar as rondas, como também saber, por exemplo, se a atividade teve início no horário determinado, se seguiu a rota estabelecida, momentos e duração de paradas não previstas, se há aproximação de vários vigilantes em um ponto do percurso - que pode significar alguma intercorrência que demanda pronta resposta-, alerta de falta de comunicação com o profissional da segurança e entrada e saída de locais pré-configurados”.

De acordo com Darlan Lima De Santana, Analista de Segurança Patrimonial da Samsung, a adoção de tecnologias em segurança traz para a empresa grandes ganhos em efetividade coleta e monitoramento de dados. “Os avanços são ferramentas que nos possibilitam adequação e otimização de processos, isso traz aprimoramento e qualidade nas ações diárias da operação”, comenta. No caso do ztrax, Darlan conta que: “ele tem se mostrado uma excelente ferramenta. A possibilidade de unir em um único aparelho instrumentos de coleta, registro de informações sobre as atividades de ronda/monitoramento e acionador de pânico, nos permite ter ainda mais eficiência nas ações de segurança e proteção patrimonial”.

A ferramenta é aplicada em alguns postos da empresa, onde os gestores monitoram os dados fornecidos pela equipe e controlam as ações propriamente ditas. “Com o ztrax temos diversas aplicações que nos permitem manter ainda mais elevada a qualidade do trabalho dos vigilantes. Podemos monitorar as rondas em tempo real, nossos profissionais podem acionar o botão do pânico trazendo uma resposta mais eficaz às possíveis situações de risco”, destaca Darlan. Além disso, o analista de segurança patrimonial da Samsung reforça que o sistema aleatório “sempre alerta” também agrega eficiência à vigilância, “com este recurso, temos a garantia de manter os profissionais alerta, na ativa, nos permitindo uma intervenção quando houver necessidade”.

O CMO da ztrax explica que a Samsung buscava por uma condição diferenciada de sistema de acionamento de pânico e que a Security levou essa demanda até eles, por conta da parceria estabelecida desde 2017 entre as companhias: “a Security é um parceiro que confiamos muito. Nossas soluções são sempre testadas com os clientes deles. Quando recebemos as necessidades da Samsung, sabíamos que nossa solução era a mais adequada para este projeto. Fizemos algumas reuniões, expusemos nossos diferenciais mercadológicos e tecnológicos e reforçamos nossos laços com a implementação deste projeto”.

ZTRAX_MARCELO LONZETTI
MARCELO LONZETTI, CMO DA ZTRAX

“O acesso a este sistema é fruto de uma sólida parceria que temos. A Security tem evoluído muito em termos de tecnologias que pode agregar ao que oferece para os clientes, e isso tem nos trazido resultados significativos nas operações”, afirma Darlan. O executivo finaliza dizendo que essa solução tem uma relação custo x benefício bastante relevante, uma vez que não é uma tecnologia cara e que não exige, inclusive, projetos de adequação para implementação/instalação do sistema.

É uma inovação que agrega muito em eficiência e se mostrou superior às demais, proporcionando mais segurança e precisão na coleta e monitoramento de dados. Sem “falso positivo”, o ztrax depende de acionamento duplo por parte do operador. Lonzetti elucida que o sistema exige que o botão do pânico seja acionado duas vezes, confirmando, assim, a real situação de perigo. “Por não desligar (ou emitir alertas que avisam, inclusive para a central, que a bateria está fraca), o transmissor não deixa de realizar a emissão dos sinais necessários. Contamos inclusive com tecnologia dual chip, que garante maior certeza para o cliente de que o monitoramento está ativo e acontecendo da forma como deve ser”, esclarece.

Discreto, fino, o ztrax não emite sons e nem sinais luminosos: “além da assertividade no acionamento e na transmissão dos dados, protegendo também o colaborador, esses atributos também foram determinantes para a implementação do projeto em parceria com a Security e a Samsung”, finaliza Marcelo Lonzetti.

Gostou? Compartilhe