8 de Agosto de 2013

Eventos Culturais: A arte da Segurança

 Os procedimentos de proteção de obras de arte em exposições podem e devem ser considerados como uma arte. Obras de arte são peças únicas que não podem ser substituídas e, neste caso, uma avaria ao bem cultural é simplesmente inaceitável. Os valores incomensuráveis dessas obras exigem expertise, casando tecnologia e vigilância patrimonial especializada.

O grande desafio pelos responsáveis pela segurança das obras de arte em exposição é atender com eficiência e qualidade o acesso de pessoas interessadas e, ao mesmo tempo, prevenir contra danos causados por acidentes ou pessoas desequilibradas.

Para que as visitas ocorram tranquilas e seguras é importante que sejam obedecidos certos procedimentos adequados dentro do  recinto:

- Respeitar a faixa de distância segura e não tocar as obras de arte;

- Não entrar com objetos não autorizados. Procure o responsável pela segurança que orientará sobre o local que devem ficar guarda-chuva, bolsas, mochilas etc.;

-Não adentrar nas áreas expositivas com líquidos e comidas;

- Fotos com ou sem flash e filmagens são proibidas em atenção à restrição determinada por artistas e curadores;

- Por lei é proibido fumar em áreas total ou parcialmente fechadas e em locais de circulação ou permanência de visitantes e funcionários;

- Crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis que lhes orientarão sobre a proibição de correr pelo espaço expositivo.

- Respeite as regras de acesso controlado. Colabore e aguarde seu momento de realizar a visita.

- Na fila procure não expor objetos de valor como celulares, tablets que suscitem a ação de golpistas e caso perceba algum tumulto (como uma briga), avise imediatamente os seguranças do evento.

Atualmente, câmeras e sensores de última geração são ativados por sofisticados softwares que possibilitam monitorar e proteger os ambientes expositivos. As obras de arte, por exigência da curadoria, necessitam desse tratamento especializado pelas suas singularidades dentro do universo da arte.

Os sistemas inteligentes de segurança de vídeo e alarme contra intrusão têm basicamente um conceito técnico em soluções de softwares e algoritmos embarcados em plataformas de equipamentos que disponibilizam dados (imagens e eventos) para análise. Por exemplo: os sistemas de videomonitoramento inteligente são soluções onde softwares específicos (análise forense, contagem de pessoas e veículos, mascaras de privacidade, linhas de intrusão etc.) fazem a análise de imagens sobrepostas às imagens disponibilizadas pelas câmeras. Todos estes sistemas de segurança já disponibilizam recursos de monitoramento remoto através de centrais de monitoramento de segurança, smartphones, tablets e outros meios de comunicação.

Em soluções de videomonitoramento soma-se a combinação de câmeras que possuem alta tecnologia embarcada (térmicas, infravermelho etc.) para geração de imagens de alta definição com softwares com finalidades específicas para análise de vídeo e armazenamento. Para soluções de alarmes contra intrusão a condição remete soluções de periféricos (sensores específicos) para aplicação pontual ou localizadas. Exemplo, sensores que são aplicados para proteção de bens (quadros, cofres, obras de arte etc.) que possuem tecnologia  que conseguem monitorar situações de movimento, deslocamento, variação de temperatura, incêndio etc.

As instalações do espaço expositivo devem acomodar  brigadistas do corpo de bombeiros, assim como ter os extintores revisados e laudos periciais atuais. Como as visitas também estão programadas para horários noturnos, é importante que as vias do entorno do local estejam bem iluminadas, com transporte coletivo fácil e de qualidade.

A Security Patrimonial vem, através dos anos, desenvolvendo sua expertise em eventos culturais. O que pode ser considerado uma arte, já que imprime sua personalidade, requinte profissional e eficácia nessa prestação de serviço à comunidade.

Gostou? Compartilhe