26 de Fevereiro de 2021

Gestão de riscos na segurança patrimonial

Todo negócio, independentemente do tamanho e do segmento de atuação, apresenta riscos. Seja em uma operação industrial, na administração de um condomínio ou em uma produção agrícola, os riscos existem e são naturais ao dia a dia dos seus gestores.

Embora se busque a todo custo, não existe “risco zero”. Cabe a empresa antever, administrar ou lidar com os impactos frente à integridade das atividades, das pessoas, dos custos e da própria sustentabilidade do negócio como um todo.

“É preciso entender que não se elimina o risco de uma atividade. O que se faz é gerir ou administrar esse fator depois de identificado para mitigar a chance de ocorrência ou reduzir as consequências, com respostas rápidas e eficientes, caso ele se materialize”, explica Marcelo Marques, Chief Commercial Officer da Security.

Ao investir tempo e recursos na gestão de riscos, o gestor tem a possibilidade de reduzir danos ao patrimônio da organização, evitando perdas totais ou parciais das operações, mantendo o nível de segurança elevado e garantindo integridade dos colaboradores e da companhia. Isso sem contar a consequente diminuição na frequência de ocorrências, preservando a continuidade do negócio e processos. Tudo isso se reflete na boa imagem que empresa tem perante o mercado.

O tema de gestão e análise de riscos é amplamente discutido e estudado e ter uma empresa especializada neste mapeamento é essencial para o sucesso desta empreitada. “A análise de risco deve fazer parte do planejamento geral da organização, pois os riscos sempre irão existir”, complementa Marcelo Marques.

 

Conteúdos relacionados

Evite os riscos de uma má avaliação de segurança patrimonial

 

Planejamento e prática

Esse estudo leva em conta recursos físicos, tecnológicos e humanos existentes na organização, estimando-se a relação de probabilidade de materialização de um ou mais risco versus o impacto dela para as operações. De acordo com Marcelo Marques, “mais do que identificar potenciais problemas, a análise de risco permite que haja uma relação de tratamento de interdependência entre eles, o que permite uma gestão integrada do cenário”.

“Um projeto como este é pautado pelas normas e recomendações da ISO 31000, que fornece princípios e instruções que atendem a qualquer modelo de negócio.” Explica Marcelo Marques.

 

No planejamento, são analisados entre outros pontos:

  • Estrutura patrimonial da companhia;
  • Informações da localidade e execução de processos;
  • Atratividade da organização (bens, valor agregado e mercado paralelo);
  • Grau de exposição aos riscos,
  • Causa e impactos na organização.

 

O gestor destaca ainda que toda empresa tem vulnerabilidades específicas, mas algumas são comuns a todos os negócios. “Baixo nível de segurança, exposição elevada a ações criminosas, incêndios, sabotagens e ocorrências que expõem de forma negativa a imagem da organização, são alguns que aparecem constantemente nas análises de risco”.

Adequar e dimensionar corretamente o efetivo, os postos de trabalho e o parque tecnológico necessário para a segurança patrimonial são, de acordo com Mario Lucio Tenório, algumas atitudes que podem reduzir os riscos de uma companhia em até 75%. “Quando a empresa entende suas fragilidades e trabalha para mitigar seus riscos, ela pode atingir um patamar considerável de proteção de suas operações”.

Gostou? Compartilhe