Cada vez mais as empresas estão se questionando se vale a pena realizar a gestão operacional de facilities ou terceirizar este serviço. Isto porque administrar os facilities internamente demanda tempo e pessoas responsáveis - o que a grande maioria não possui.
O termo facilities engloba as tarefas que, apesar de secundárias, são essenciais para o funcionamento de um negócio. Aí estão incluídas atividades como limpeza, segurança, vigilância, manutenção predial, paisagismo, entre outras operações de apoio.
Para auxiliar nesse processo de decisão entre manter ou terceirizar a gestão operacional de facilities, você verá abaixo qual a importância e os principais desafios deste trabalho. Conhecerá, ainda, as vantagens de direcionar os facilities para uma empresa que é especializada nessa atividade.
Vamos lá?
Entende-se por gestão de facilities, ou facilities management, a tarefa de gerenciar todas as atividades relacionadas à administração e manutenção estrutural. Essa função é considerada imprescindível, pois influencia diretamente na conservação dos espaços, tornando-os mais agradáveis e produtivos para o restante das equipes.
Esse gerenciamento, na maioria dos casos, não faz parte da estratégia central de uma empresa. Porém, como ele oferece suporte mesmo que indiretamente para que o negócio obtenha sucesso, não pode ser deixado de lado!
É importante, portanto, que exista uma coordenação, a fim de garantir que os serviços serão executados adequadamente.
Dentre os serviços considerados facilities, destacam-se:
Como se percebe, todos esses facilities possuem uma função estratégica, mesmo que não estejam diretamente ligados à área de atuação da empresa. Para que sejam desempenhados adequadamente, precisam ser gerenciados por alguém que entenda dos seus processos.
É nesse ponto que surge a dúvida: qual o melhor caminho para realizar a gestão operacional de facilities? Falaremos sobre isso a seguir!
Passar a função de administrar facilities para algumas lideranças pode gerar muita dor de cabeça. Além de não terem conhecimento sobre os processos - o que pode prejudicar no resultado final - esse desvio de atividade acaba “roubando” um tempo que poderia ser utilizado para atividades mais estratégicas.
E os desafios não param por aí. Quando a gestão é realizada por funcionários próprios, surgem questões como:
Para evitar estes e outros inconvenientes, assim como garantir que os serviços serão bem desempenhados, uma alternativa vantajosa é terceirizar o facilities management. Confira as principais vantagens da terceirização:
Quando a gestão operacional de facilities passa a ser realizada por uma empresa especializada, os demais profissionais direcionam as energias para o seu setor e o negócio em si. Além disso, com essa parceria, os serviços gerais tendem a ser aperfeiçoados - visto que a terceirizada tem experiência na função.
Ao contratar funcionários, há uma série de custos e documentações que precisam ser administrados. Isso sem falar em processos considerados essenciais, como:
Com a terceirização, esse papel deixa de ser da empresa e os profissionais já chegam prontos para assumirem seus postos. Inclusive, em caso de faltas, a responsabilidade de substituição é da contratada, ou seja, a função não fica comprometida!
Com a terceirização, a empresa não precisa se preocupar com folha de pagamento, encargos e treinamentos - custos que acabam onerando um negócio.
Contar com uma empresa especialista em facilities afeta diretamente no resultado final. Isto porque os profissionais são qualificados conforme a função que irão desempenhar e recebem todo o apoio e acompanhamento para que se sintam motivados.
Com isso, a tendência é que o negócio obtenha cada vez melhores resultados, visto que passa a contar com profissionais engajados e devidamente aptos para o trabalho!
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