Dicas de segurança para o fim de ano
2 de Dezembro de 2022

Dicas de segurança para o fim de ano

O final do ano se aproxima, trazendo um período de celebrações e pausa da rotina. Para a segurança em empresas ou condomínios residenciais e comerciais, esta é uma época que pede atenção redobrada. 

Em sua maioria, as organizações liberam os colaboradores para dias de recesso, determinam férias coletivas, reduzindo significativamente ou por completo a presença de pessoas nas instalações.

Nos residenciais, moradores viajam e deixam seus apartamentos vazios, ao mesmo tempo que existe um aumento do acesso de visitantes, visto que as pessoas tendem a confraternizar, recebendo familiares e amigos em casa. 

É um momento de desacelerar, descansar e festejar, mas com tranquilidade. Por isso, é importante que gestores, síndicos e administradoras avaliem sua atual configuração e necessidades em prol de garantir um ambiente seguro.

Neste artigo, confira dicas de segurança, cuidados e melhores práticas para este fim de ano.

Atenção a portaria

Um bom controle de acesso é imprescindível em qualquer época. No fim de ano, certificar-se quanto ao bom funcionamento da gestão da entrada e saída de pessoas e veículos que acessam o local, identificar pontos de melhoria e formas de aumentar as defesas é prioridade ao pensar que este é um momento de movimentação atípica.

O porteiro é a figura responsável por esse gerenciamento. É importante que o síndico e/ou a administradora se assegure da quantidade de profissionais e a necessidade de aumentar o quadro de colaboradores, bem como, de que os mesmos sejam devidamente treinados e preparados para seguir normas e protocolos com rigorosidade na hora da liberação de um convidado.

Há também, soluções como a portaria remota, onde o controle de acesso ocorre sem a necessidade da interação humana, através de uma central de monitoramento com cobertura 24h. 

Essa opção tecnológica pode ser adotada sozinha, mas em reforço a portaria presencial, atuando de maneira híbrida, assegura maior tranquilidade.

Reforço da vigilância

A vigilância patrimonial é um componente que se faz necessário para um dia a dia tranquilo em condomínios e instalações empresariais. O tipo de vigilante, por sua vez, pode variar conforme a demanda de cada lugar, considerando a estrutura, o nível de perigo e demais critérios que compõem um planejamento de segurança. 

Por ser um cenário onde o uso de armamento pode colocar civis em risco, nos condomínios residenciais é sempre indicado a atuação do vigilante desarmado. Assim, o ideal é que no fim de ano a operação desse profissional seja mais robusta e ganhe reforço, com novos postos para uma cobertura de áreas mais estratégica. 

As rondas motorizadas também são uma opção de suporte à segurança, principalmente para plantas maiores. Através do trânsito de veículos é possível garantir que nenhum perímetro deixe de ser monitorado, bem como, maior mobilidade e o deslocamento rápido no caso de quaisquer eventualidade.

Já nas empresas, quando há uma baixa ou nenhuma circulação de pessoas, o vigilante é a presença humana no local, sendo responsável por inibir e/ou agir diante de tentativas contra o patrimônio. 

Investimento em suporte tecnológico

Todo prédio/condomínio residencial ou comercial possui áreas de maior vulnerabilidade, pontos que expõem o patrimônio e as pessoas a eventuais ocorrências criminosas.

É preciso que esses espaços sejam mapeados e devidamente monitorados. Investir em tecnologia é a melhor decisão capaz de resolver esse problema. 

A instalação de câmeras, sistemas de alarmes e sensores, cercas elétricas, dentre outras opções, será importante para uma proteção completa das áreas em comum. Esses dispositivos permitem não somente controlar, como inibir ações.

Profissionais alinhados à frente da segurança

Promover segurança só é possível através da combinação entre planejamento e profissionais preparados para uma execução responsável e sem espaço para falhas. 

Uma portaria, por exemplo, possui protocolos e não pode aceitar uma liberação sem conferir documentos ou através de um telefone externo.

Todos os colaboradores e equipes de trabalho precisam estar bem alinhados. Áreas relacionadas à facilities como: recepção, zeladoria, bombeiros, limpeza e conservação também possuem seu papel, devendo entender minimamente o ecossistema do lugar, atuando com ética e descrição.

É importante o cumprimento de diretrizes e normas de controle por parte de todos, independente da sua função. 

Boas práticas de como zelar pela segurança no final do ano

As pessoas também são responsáveis pela segurança e devem ser bem instruídas do seu papel.

Tanto nos condomínios como nas empresas a gestão pode ajudar, compartilhando alertas a moradores, funcionários e todos aqueles que comumente frequentam o local, indicando melhores práticas em caso de ausências em longo período como, por exemplo:

  • Mantenha a discrição sobre quando e por quanto tempo os ambientes ficarão fechados;
  • Não mostre que o local está completamente vazio, sem algum responsável ou sistema de segurança;
  • Evitar mencionar valores armazenados ou objetos valiosos;
  • Tranque todas as portas e bloqueie qualquer ponto de acesso.

É hora de dizer adeus a 2022, sem preocupações! Aproveitar momentos tranquilos ao lado de entes queridos é o desejo de todos e para cuidar e reforçar a segurança, existem soluções como as da Security que se aplicam a todas as ocasiões e necessidades. 

Converse com nossos consultores aqui.

Gostou? Compartilhe