8 de Agosto de 2013

Segurança no Uso de Motocicletas

O trânsito no Brasil conta com 22 milhões de automóveis, caminhões e ônibus e mais de 2 milhões de motos no trânsito. As motos driblam o trânsito interpondo-se entre carros, o que pode gerar acidentes.

São milhões de reais em impostos gastos por ano, com os tratamentos das vítimas de acidentes de trânsito com motos.

Conclui-se, ainda, que a maioria das mortes causadas neste caso são provocadas por falhas humanas. Entenda melhor este cenário:

Porque a opção pela moto?

• Na realidade, as pessoas compram motocicletas para circular mais rapidamente no trânsito ou para ser mais econômico e viável para escapar do custo do combustível;

• As cidades estão cada vez mais congestionadas de automóveis, retidas em infindáveis engarrafamentos, todos esses fatores são inexistentes para as motocicletas. Como a moto acelera muito mais rápido que a maioria dos carros, ela sai naturalmente na frente criando um clima de disputa.
Seja cauteloso e fique atento com os motoqueiros, jamais tente disputar espaço com estes, evite entrar em discussões.

Por que as motos passam perigosamente pelos carros?

• Uma das vantagens da moto é que elas podem passar entre os carros, esteja certo que há sempre um motociclista que faz isto com imprudência, e na maioria das vezes pode gerar algum tipo de acidente;

• Note sempre movimentos ao redor do seu veículo;

• Esteja atento com as manobras dos motociclistas;

• Respeite o espaço de cada um no transito.

Dicas de Segurança para motociclistas:

Ultrapassagem: O motociclista deve fazer a ultrapassagem somente pela esquerda.

Dirigir uma moto na chuva: Dirigir na chuva ou com asfalto molhado é perigoso, é necessário cuidado.

Corredor entre carros: Evite andar nas filas entre os carros, o guidão da moto pode bater no retrovisor de algum carro, podendo causar algum acidente.

Manutenção: Verifique sempre a pressão e o estado dos pneus que deverão estar calibrados conforme recomendações do fabricante e sem ranhuras gastas ou irregulares; Mantenha sua motocicleta sempre em bom estado de conservação.

Equipamentos de proteção:

Capacete: Use sempre capacetes de cores claras com adesivos refletores de todos os lados, viseiras transparentes e aprovados com o selo do INMETRO, no caso de capacetes sem viseiras, os óculos de proteção são obrigatórios.

Jaqueta: Escolha sempre um tecido bem resistente. Cores claras são mais visíveis;

Luvas: Para proteção e firmeza nos comandos, evite luvas com forros;

Calça: Evite pilotar de bermuda ou calça de tecido muito fino;

Botas: Devem ter solas bem resistentes e salto não muito alto. Sapatos bem fechados também são indicados.

Complementares: caneleiras, joelheiras, cotoveleiras, protetor de coluna, antena corta-pipa. Obs.: para motoboys e mototaxistas existem ainda determinações do Departamento Nacional de Trânsito.

É melhor perder um minuto na vida do que a vida em um minuto, esta é uma frase muita usada para falar de responsabilidade ao dirigir, porém nem sempre perder a vida é o pior! Você pode sobreviver ao acidente e ter muitos anos para se arrepender do que causou aos outros ou a si mesmo. Segurança é fundamental!

Gostou? Compartilhe