31 de Janeiro de 2013

Segurança do Trabalho: "O Desafio".

 A prevenção de acidentes, como uma atividade baseada em diversos seguimentos é uma ciência que se fundamenta em conceitos e técnicas desenvolvidas por equipe especializada (o SESMT - Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), de modo a poder aplicá-las convenientemente.

Para que o desenvolvimento da prevenção de acidentes seja coroado de êxito é preciso, antes de tudo, haver a consciência do empresariado de que os gastos nesta área se traduzem em investimento e não custo, pois o retorno sempre haverá, a partir de todas as áreas envolvidas. Desta forma, quando tudo parecer normal, não significa que não é necessária à busca dos objetivos almejados pela prevenção de acidentes, mas sim, que é necessário perseverar nesta busca incessante.

E aí que os aspectos da motivação, educação, treinamento, conscientização e supervisão se revelam de extrema importância para a garantia de que os acidentes não ocorram. Ou seja, adotar uma política prevencionista e imparcial resulta em uma gestão comprometida com a Segurança e Saúde Ocupacional.

A Prevenção de Acidentes é o conjunto de atividades destinadas a impedir a ocorrência de eventos desastrosos, evitando assim custos adicionais desnecessários na operação através da prevenção dos recursos materiais e humanos. Como exemplo destes eventos podemos evidenciar acidentes sem gravidade até os mais catastróficos como a recente tragédia ocorrida na Boate de Santa Maria – RS que resultou em um enorme número de vítimas fatais.

Em um cenário empresarial, os programas de prevenção de acidentes estão associados ao conceito mais amplo de controle de qualidade, devendo ser considerado como um agente de crescimento econômico.

Só um claro compromisso da alta administração pode garantir a eficácia e continuidade dos programas de prevenção de acidentes que, muitas vezes estão sujeitos a certos conflitos de interesse de natureza setorial.

Entre as empresas de segurança, o papel da medicina do trabalho tem bastante amplitude, pois trata-se de uma atuação descentralizada, com vigilantes atuando em postos de serviços das mais diversas natureza. Na Security Vigilância Patrimonial, por exemplo, temos postos de serviços situados em zonas rurais de difícil acesso, usinas hidrelétricas, grandes aeroportos, fabricas em construção, etc. Tamanha diversidade exige uma atuação intensa e preventiva do Sesmet, antevendo riscos e prevenindo de maneira particular para cada posto de serviço.

Alem desse trabalho in loco dos técnicos de segurança do trabalho, alguns programas na área de saúde ocupacional também deve ser uma preocupação da equipe, levando conhecimentos da área de saúde para todos. Seguindo esse objetivo, desenvolvemos na Security o “Calendario Anual da Saude”, com palestras mensais para todos os colaboradores sobre temas diversos na área de saúde, onde especialistas das áreas são convidados a falar para o grupo.

Ou seja, o trabalho do Sesmet deve ter a direção de prevenir perdas e danos e  informar, tornando o ambiente de trabalho mais salutar para todos, o que resultara em um retorno no investimento das empresas que possuem o departamento e acreditam na sua prática.

Gostou? Compartilhe