21 de Fevereiro de 2013

Lei seca tem bons resultados

 

E a tolerância zero imposta pelo governo para a segurança no trânsito já apresentou resultados positivos nesse carnaval.  De acordo com a Polícia Militar, cerca de 440 motoristas foram flagrados e presos pela “Operação Direção Segura”, dirigindo embriagados, em todo o estado de São Paulo durante o feriado prolongado de carnaval.

Mais rígida, a Lei Seca aumentou em 240% o número de prisões registrado no mesmo período do ano passado. A Polícia Militar multou outros 1.419 motoristas por dirigirem sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas (entorpecentes). As autuações tiveram um aumento de 22%, já que foram registradas 1.164 infrações em 2012.

Ao todo, 11.396 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro nas cidades paulistas. O número foi 35% maior do que a quantidade de condutores que passaram pelo teste no carnaval do ano passado: 8.445. O balanço inclui as detenções feitas entre as 18h de sexta-feira (8) e as 12h desta quarta-feira (13).

Caiu o número de acidentes e de mortes nas estradas federais durante o carnaval. A nova Lei Seca, mais rigorosa, ajudou a diminuir as mortes nas estradas, menos 18% nas BR. Foram 157 mortes no feriadão, 26 por dia; e 1.793 feridos, 300 por dia. Isso é muito para seis dias. Mas esses números são apenas das estradas federais.

As alterações na Lei Seca, em vigor desde o dia 29 de janeiro deste ano, determinaram tolerância zero para a quantidade de álcool no sangue dos motoristas. O motorista responderá por crime de trânsito nos casos em que o teste do bafômetro indicar mais de 0,33 ml de álcool/l de ar expelido dos pulmões.

Além de ter a CNH apreendida o condutor terá de pagar multa de R$ 1.915,40. Estas duas punições também são aplicadas nos casos em que o teste do bafômetro indicar uma dosagem menor. Foi o primeiro feriado com a Lei Seca mais rigorosa. Pelo jeito, os motoristas resolveram respeitá-la para a segurança de todos.

Gostou? Compartilhe