30 de Maio de 2013

Incêndios residenciais: Prevenir pode salvar sua casa e sua família

 Incêndios residenciais destroem casas, móveis, fotos e muito pior, às vezes, vidas. E, com razão, as pessoas têm que ter medo e se prevenirem para se certificarem de que estão fazendo tudo para evitar os incêndios domésticos. Com os feriados prolongados, em que geralmente muitas pessoas deixam suas residências por um certo período de tempo, aumentar a segurança é sempre a melhor solução.

Dicas de Prevenção

 

Incêndios na cozinha

Mantenha sempre luvas, toalhas de papel, panos de prato, cortinas, sacos de plástico e utensílios de madeira, longe do fogão. Evite cozinhar se estiver extremamente cansado, se tiver usado medicamentos que fazem você se sentir sonolento ou se você tiver ingerido bebida alcoólica além da conta. Isso diminui o seu reflexo em caso de necessidade.

►  Quando não estiver utilizando o fogão, mantenha o registro geral de gás fechado;

►  Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão;

►  Não tente eliminar vazamento de maneira improvisada (com sabão, cera etc);

►  Ao sentir cheiro de gás de cozinha (GLP), não risque fósforos, não acione interruptores de eletricidade, e nem mesmo acenda a luz. Você poderá causar uma explosão. Abra imediatamente todas as portas e janelas para ventilar o ambiente e procure o local de vazamento, passando espuma de sabão. Nunca procure vazamentos com um fósforo. Se possível, leve o botijão a um local ventilado, e acione a empresa distribuidora de gás;

►  Não permita que as crianças tenham acesso ao fogão.

►  Ao sair de casa, nunca deixe panelas no fogo e feche o registro de gás;

Uso de velas

Seja por devoção ou por necessidade o uso de velas quando colocadas diretamente sobre a madeira ou tecidos, facilmente tornam-se geradoras de incêndios. A simples atitude de afastá-los de materiais combustíveis e inflamáveis ou a colocação de um castiçal, pires ou prato sob a vela evitariam inúmeros incêndios. Porém, alguns cuidados são básicos para evitar o pior:

►  Mantenha velas de aniversário, de decoração e de festas longe de cortinas, toalhas, roupas e do cabelo;

►  Não deixe velas acesas perto de papéis e outros materiais combustíveis;

►  Evite deixar velas acesas em cima de geladeiras ou fogões;

►  Evite acender velas - de-7-dias dentro de casa;

►  Apague a vela antes de dormir;

►  Mantenha a vela acesa longe de crianças;

►  Só use velas em caso de necessidade. A própria cera derretida é perigosa; além de queimar a pele, pode facilmente desencadear um incêndio.

 

Incêndios elétricos

Evite utilizar extensões em casa quando possível. Nunca ligue os aparelhos que vai usar mais potência do que o circuito elétrico fornece. Tomadas elétricas com defeito também podem causar incêndios. É importante retirar os eletroeletrônicos da tomada quando for passar muitos dias fora de casa. Isso evita que descargas elétricas causadas por problemas na rede de fornecimento ou por fortes chuvas ocasionem curto-circuito e danifiquem os aparelhos.

Incêndios acidentais por crianças

Criança é naturalmente curiosa e o fogo exerce um perigoso fascínio. Em casa, todos os fósforos, isqueiros e líquidos inflamáveis devem ser mantidos fora do alcance de crianças e trancados em ambiente seguro. É importante que haja armazenamento adequado de líquidos inflamáveis separado da casa.

Incêndios por cigarros

O cigarro também é um grande causador de incêndios. Por isso, os fumantes devem ficar de olho em várias situações. Evite usar lixeiras como cinzeiro, jogar pontas de cigarro pela janela ou deixá-las sobre mesas, armários e prateleiras. Nunca fume enquanto manipula produtos de limpeza e inflamáveis. Com sono jamais fume na cama, isso aumenta o risco de acidentes com fogo em casa.

Todo cuidado é pouco. Então, previna-se. Tenha sempre em mente o número do Corpo de Bombeiros – 193 e ensine para as demais pessoas da casa.

 

Gostou? Compartilhe