15 de Janeiro de 2016

Criança na piscina: dicas de segurança para evitar acidentes

Afogamento é a segunda maior causa de morte e a sétima de hospitalização entre os acidentes na faixa etária de 1 a 14 anos. O perigo não está apenas nas praias, represas e rios, mas também nas piscinas de casas e clubes.

Outro fator que contribui para que os afogamentos sejam letais, é por ele acontecer de forma rápida e silenciosa, por isso, separamos as dicas de segurança para evitar acidentes do Conselho Científico de Segurança da Criança e Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria:

1 – Quando não estiver em uso, a piscina deve ser coberta por estrutura de material resistente capaz de aguentar peso de, pelo menos, 120 quilos;

2 – A área da piscina deve ser cercada por uma grade de proteção trancada, de forma que a criança não possa destrancá-la;

3 – O piso em volta da piscina deve ser antiderrapante para prevenir acidentes, como quedas e escorregões;

4 – O maquinário de manutenção e limpeza deve estar desligado enquanto as crianças estiverem na água;

5 – As piscinas plásticas, quando não estão em uso, devem ser esvaziadas e guardadas;

6 - É importante que tenha sempre um adulto por perto.

Quanto ao uso de equipamentos de segurança para crianças com menos de quatro anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria indica o uso de colete salva-vidas, pois as boias de braço podem ser facilmente removidas. Já as boias tipo pneus não garantem a flutuação e podem escorregar do corpo das crianças.

Gostou? Compartilhe