25 de Março de 2015

Chupetas e mamadeiras customizadas: cuidados com a saúde de seu bebê

 A moda atual prega a customização, seja ela de roupas ou acessórios. Seguindo essa tendência, surgiram as chupetas e mamadeiras customizadas, que se transformam em verdadeiras jóias após a aplicação de cristais e pedras preciosas, porém devemos estar também atentos à segurança desses itens.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alertou, em nota, que produtos como chupetas e mamadeiras são regulamentados em conjunto pela Anvisa e Autarquia, portanto ao serem customizados, os produtos perdem a certificação, necessitando ser reavaliado.

Possíveis riscos à saúde do bebê:

- Sufocamento: durante o manuseio, alguma parte pode se soltar, causando o sufocamento e engasgo;

- Intoxicação: alguns cristais ou outras partes do item podem ser tóxicos, ocasionando desde uma alergia até algo mais grave, como câncer.

O comércio desses produtos regulamentados, sem a certificação adequada, representa uma irregularidade, passível de aplicação de penalidades conforme lei n° 9.933/1999, que prevê desde multas à apreensão dos produtos. O Inmetro informa ainda que estuda medidas para o controle das customizações, incluindo uma possível proibição do comércio destes, especialmente os que são levados a boca.

Fonte: http://www.inmetro.gov.br/noticias/verNoticia.asp?seq_noticia=3628

Gostou? Compartilhe