Consequências de não investir em empresas de segurança regularizadas
23 de Fevereiro de 2023

Consequências de não investir em empresas de segurança regularizadas

A segurança é uma das bases para que empresas consigam funcionar em prol dos seus objetivos. Independente se são de pequeno, médio ou grande porte, essa sempre deve ser uma das prioridades de investimento.

Este é o cenário ideal, mas nem sempre é assim que acontece na prática. Em muitos casos, há uma tentativa de reduzir investimentos para essa demanda quando se opta por uma prestação de serviço não regularizada.

É difícil encontrar uma organização que não se preocupe com a proteção dos seus ativos, mas é preciso estar claro que existe uma forma correta e regulamentada para isso, caso contrário as consequências podem ser duras e impactar a continuidade do negócio.

O menor dano pode gerar grandes consequências

O Brasil é um país com alto e crescente índice de criminalidade e, do ponto de vista empresarial, isso significa vulnerabilidade aos ativos humanos e materiais.

Sem um parceiro estratégico, especialista em segurança, as organizações não conseguem focar com tranquilidade em sua atividade principal.

Qualquer eventualidade ou ocorrência pode afetar diretamente a produtividade e, até mesmo, sua continuidade. Por exemplo: o furto de cabos de cobre é algo comum, que parece simples, mas prejudica empresas a partir do momento em que elas suspendem ou reduzem o seu funcionamento para realizar reparos. Isso pode significar um alto prejuízo financeiro, não apenas pelo custo de manutenção, mas pelo fato de precisar parar por dias ou semanas.

Essa é apenas uma das muitas situações, mas que deixa claro uma coisa: às vezes, o mínimo dano ou acontecimento, gera grandes consequências.

Nos casos onde os postos de trabalho são conduzidos por um mercado informal, o problema não diminui. A falha de uma operação custa tão caro quanto a sua ausência e a probabilidade de erros é muito maior quando a prestação de serviços é irregular. 

Motivos para escolher uma empresa regularizada

Apenas quando uma empresa é devidamente regularizada perante as instituições com as quais se relaciona, ela possui idoneidade e capacidade operacional necessária para a execução de um serviço. Veja o porquê:

Compromisso legal

A atividade de segurança privada no Brasil é controlada pela Polícia Federal, que determina requisitos e atributos a serem fiscalizados. 

A vigilância patrimonial armada e desarmada, por exemplo, são atuações que demandam um alto nível de responsabilidade e rigidez. Tudo passa por processos de avaliação, cada profissional contratado e posto de trabalho precisa estar dentro do padrão exigido para receber autorização de execução.

Os órgãos tributários e fiscais também possuem suas diretrizes. Assim como os trabalhistas que garantem amparo aos colaboradores, remuneração por periculosidade, EPIs de qualidade e em boas condições, dentre outros aspectos.

Capacitação profissional

A formação de vigilante é obrigatória e indispensável a todo profissional da área. Portanto, nenhuma prestadora de serviço responsável, disponibiliza colaboradores que não tenham essa capacitação e reciclagem a cada 2 anos. 

A proteção de bens e patrimônios não é só representada pela presença física, mas pela inteligência e competência por trás disso. No mercado não regulamentado, é pouco provável que essa terceirização seja conduzida por pessoas treinadas e preparadas para suprir as especificidades do setor privado. Em muitos casos, elas nem passaram pela academia de vigilância para isso.

Expertise na gestão da segurança

Na Security, as soluções de segurança são implementadas após um estudo técnico de análise e gerenciamento de risco. Isso garante à contratante, cobertura de toda probabilidade e vulnerabilidade que ameacem instalações e pessoas.

Assim, as necessidades e o escopo ideal são definidos de maneira personalizada. Pode envolver vigilância, facilities, tecnologia ou a integração das soluções, proporcionando eficiência, monitoramento, supervisão e acompanhamento em prol de melhorias contínuas.

Conte com uma empresa de confiança 

Com 44 anos de mercado, a Security atua com responsabilidade para levar tranquilidade aos clientes, em conformidade com as leis, melhores práticas, equipamentos de ponta e processos centralizados.

Atendemos a escopos de todos os tipos, tamanhos e orçamentos, oferecendo sempre as melhores soluções. 

Quer saber mais? Clique aqui e fale com nossos consultores.

Gostou? Compartilhe