9 de Março de 2022

Conheça os tipos de vigilantes

O vigilante é um profissional responsável por assegurar a proteção e segurança de pessoas, empresas, bens, valores, eventos, áreas e edifícios. Ele pode atuar em estabelecimentos privados ou públicos, e precisa ter curso de formação para a função. 

Este profissional age de forma preventiva, visando impedir ações suspeitas ou criminosas. Controlando o fluxo de entrada e saída de pessoal, visitantes e automóveis dos locais, inspecionando volumes e cargas, e fazendo rondas nas instalações, ele zela pela ordem e segurança. 

Além disso, é responsável por cuidar da conservação, controle e operacionalização de equipamentos de segurança, preencher relatórios e livros de registro. 

Hoje, no mercado, existem alguns tipos diferentes de vigilantes. Confira abaixo os detalhes de cada um: 

Vigilante VSPP

É o vigilante que promove a segurança pessoal e a integridade física do cliente. Podem conduzir veículos para escolta e zelar por seu patrimônio. Auxiliam e socorrem, fazendo inspeções e rondas no local de permanência do cliente. Além disso, verificam a movimentação de pessoas, materiais e veículos.

Vigilante Patrimonial

É o responsável pela segurança do local: faz rondas por todas as áreas, monitora imagens das câmeras de segurança, controla os fluxos de entrada e saída, examina portas, janelas e qualquer outro acesso para garantir que estão bem fechados e sem riscos de invasões.

Vigilante de Escolta Armada

É o profissional que atua com o objetivo de garantir o transporte de bens ou cargas, fazendo a defesa contra roubo ou qualquer outro risco. Além do curso de formação de vigilante, ele precisa ter uma extensão em escolta armada em curso autorizado pela Polícia Federal para atuar nessas atividades. 

Vigilante Condutor de Veículos

É o vigilante que efetua rondas diurnas e noturnas verificando as condições de segurança e conservação dos locais. Precisa possuir habilitação (CNH)  para conduzir veículos como motos e automóveis. Em caso de problemas, reporta via rádio ou celular o ocorrido à central de segurança e supervisão. 

Vigilante Líder

É o responsável por realizar as inspeções nos postos de trabalhos, efetuando rondas periódicas e verificando a execução dos serviços de acordo com os procedimentos de segurança estabelecidos. Pode supervisionar uma equipe de vigilantes, tal como avaliar e sugerir modificações em procedimentos do posto para a empresa. Orienta a equipe na solução de problemas e na aplicação de medidas corretivas alinhadas com a supervisão.

Na Security, você conta com vigilantes treinados para atuar na sua empresa da melhor maneira e configuração para o seu negócio. Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais. 

Gostou? Compartilhe