Com base no elevado índice de criminalidade no país, a segurança tornou-se uma questão séria e preocupante. As empresas têm enfrentado dificuldades para exercer suas atividades de maneira plena e as pessoas não se sentem seguras nem mesmo em suas próprias residências, a menos que tenham acesso a soluções e sistemas eficientes de proteção.
Para garantir a preservação de patrimônios, bens materiais e imateriais, a implementação de equipes de vigilantes e dispositivos eletrônicos, como câmeras, sensores e alarmes, tornou-se essencial. Entretanto, é importante questionar: como saber se esses serviços de vigilância estão sendo realmente eficazes? Qual é a melhor forma de medi-los?
Neste artigo, você irá conhecer os principais indicadores e métricas utilizados para medir a eficácia dos serviços de vigilância patrimonial, para que você possa avaliar de forma objetiva se suas medidas de segurança estão realmente funcionando.
Antes de falar sobre como medir a eficácia da terceirização na segurança patrimonial, é importante a compreensão de que toda operação é baseada em uma análise de risco.
Este é um estudo que analisa dados e direciona ações, ou seja, nele é avaliado o local, vulnerabilidades internas e externas, tipos e frequências de ocorrências, dentre outras informações que sejam relevantes na elaboração de um plano de ação e gestão de crises.
Baseada na análise de riscos são definidos: mão de obra, materiais, normas e procedimentos, tudo de maneira personalizada a cada demanda, na tentativa de mitigar ou zerar esse tipo de evento.
O tripé da segurança é uma abordagem que considera três elementos fundamentais para garantir a eficácia dos sistemas de segurança: normas e procedimentos, profissionais e equipamentos.
Na segurança não existe negociação, normas e procedimentos existem por uma razão e devem ser devidamente cumpridos. Qualquer irregularidade nas operações pode gerar consequências na proteção de patrimônios e pessoas.
A profissão de vigilante é fiscalizada pela Polícia Federal e regulamentada pela lei federal brasileira nº 7.102 de 20 de junho de 1982.
A mesma, estabelece regras sobre o funcionamento de empresas prestadoras de serviços de vigilância, definindo requisitos da contratação, capacitação, treinamento, deveres, direitos e muito mais. Ou seja, só podem atuar na vigilância patrimonial, profissionais devidamente capacitados e regularizados.
Para uma boa gestão dos equipamentos é importante existir uma integração de processos e setores, que resulte na padronização da informação. Isso porque, essa administração nada mais é do que uma constante dinâmica de controle e conferência dos itens alocados nos postos de trabalho.
Este pilar envolve tudo aquilo que é indispensável ao exercício das funções, como: materiais controlados, armamentos, dispositivos de comunicação, frotas, EPIs, dentre outros.
A Security possui 44 anos atuando no segmento de segurança com as melhores práticas do mercado, inovação e profissionais capacitados.
Prezamos por um alto padrão operacional, com foco em minimizar erros e propor constantes melhorias. Para isso, realizamos o acompanhamento dos serviços de vigilância por meio de alguns indicadores. Veja quais são os principais:
Taxa de absentismo: referente ao comparecimento do colaborador no posto de serviço, atrasos e número de faltas, visto que este é um fator de grande impacto para a segurança. A ausência do profissional pode implicar vulnerabilidade e em alguns casos, até mesmo, impedir a empresa de funcionar.
Relatório de ocorrências: resumo de eventos em determinado período, circunstâncias do acontecido e desempenho na resolução.
Treinamentos: relacionado a capacidade técnica e constante atualização profissional, contabilizando a quantidade de horas de treinamentos aplicadas com foco na melhoria dos serviços prestados.
Número de supervisões: todos os postos de trabalho da Security são fiscalizados por supervisores que realizam inspeções periódicas. Estas visitas visam acompanhar tudo aquilo que é inerente às atividades.
Checklist: processo que promove o bom funcionamento e continuidade das atividades, além da transparência com o cliente. Consiste no report da operação no momento das visitas supervisionadas, acompanhamento de indicadores e diretrizes de cada atividade, observações, documentações, anexo de imagens (quando necessário), etc.
A Security possui soluções personalizadas para todos os tipos de empresa e orçamento. Deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato com um consultor.