Como medir a eficácia dos serviços de vigilância patrimonial
26 de Abril de 2023

Como medir a eficácia dos serviços de vigilância patrimonial

Com base no elevado índice de criminalidade no país, a segurança tornou-se uma questão séria e preocupante. As empresas têm enfrentado dificuldades para exercer suas atividades de maneira plena e as pessoas não se sentem seguras nem mesmo em suas próprias residências, a menos que tenham acesso a soluções e sistemas eficientes de proteção.

Para garantir a preservação de patrimônios, bens materiais e imateriais, a implementação de equipes de vigilantes e dispositivos eletrônicos, como câmeras, sensores e alarmes, tornou-se essencial. Entretanto, é importante questionar: como saber se esses serviços de vigilância estão sendo realmente eficazes? Qual é a melhor forma de medi-los? 

Neste artigo, você irá conhecer os principais indicadores e métricas utilizados para medir a eficácia dos serviços de vigilância patrimonial, para que você possa avaliar de forma objetiva se suas medidas de segurança estão realmente funcionando.

Tudo começa com uma análise de risco

Antes de falar sobre como medir a eficácia da terceirização na segurança patrimonial, é importante a compreensão de que toda operação é baseada em uma análise de risco.

Este é um estudo que analisa dados e direciona ações, ou seja, nele é avaliado o local, vulnerabilidades internas e externas, tipos e frequências de ocorrências, dentre outras informações que sejam relevantes na elaboração de um plano de ação e gestão de crises. 

Baseada na análise de riscos são definidos: mão de obra, materiais, normas e procedimentos, tudo de maneira personalizada a cada demanda, na tentativa de mitigar ou zerar esse tipo de evento.

O tripé da segurança

O tripé da segurança é uma abordagem que considera três elementos fundamentais para garantir a eficácia dos sistemas de segurança: normas e procedimentos, profissionais e equipamentos.

Normas e procedimentos 

Na segurança não existe negociação, normas e procedimentos existem por uma razão e devem ser devidamente cumpridos. Qualquer irregularidade nas operações pode gerar consequências na proteção de patrimônios e pessoas.

Profissional

A profissão de vigilante é fiscalizada pela Polícia Federal e regulamentada pela lei federal brasileira nº 7.102 de 20 de junho de 1982. 

A mesma, estabelece regras sobre o funcionamento de empresas prestadoras de serviços de vigilância, definindo requisitos da contratação, capacitação, treinamento, deveres, direitos e muito mais. Ou seja, só podem atuar na vigilância patrimonial, profissionais devidamente capacitados e regularizados. 

Equipamentos

Para uma boa gestão dos equipamentos é importante existir uma integração de processos e setores, que resulte na padronização da informação. Isso porque, essa administração nada mais é do que uma constante dinâmica de controle e conferência dos itens alocados nos postos de trabalho. 

Este pilar envolve tudo aquilo que é indispensável ao exercício das funções, como: materiais controlados, armamentos, dispositivos de comunicação, frotas, EPIs, dentre outros.

O acompanhamento de indicadores na Security

A Security possui 44 anos atuando no segmento de segurança com as melhores práticas do mercado, inovação e profissionais capacitados.

Prezamos por um alto padrão operacional, com foco em minimizar erros e propor constantes melhorias. Para isso, realizamos o acompanhamento dos serviços de vigilância por meio de alguns indicadores. Veja quais são os principais:

Taxa de absentismo: referente ao comparecimento do colaborador no posto de serviço, atrasos e número de faltas, visto que este é um fator de grande impacto para a segurança. A ausência do profissional pode implicar vulnerabilidade e em alguns casos, até mesmo, impedir a empresa de funcionar.

Relatório de ocorrências: resumo de eventos em determinado período, circunstâncias do acontecido e desempenho na resolução.

Treinamentos: relacionado a capacidade técnica e constante atualização profissional, contabilizando a quantidade de horas de treinamentos aplicadas com foco na melhoria dos serviços prestados. 

Número de supervisões: todos os postos de trabalho da Security são fiscalizados por supervisores que realizam inspeções periódicas. Estas visitas visam acompanhar tudo aquilo que é inerente às atividades.

Checklist: processo que promove o bom funcionamento e continuidade das atividades, além da transparência com o cliente. Consiste no report da operação no momento das visitas supervisionadas, acompanhamento de indicadores e diretrizes de cada atividade, observações, documentações, anexo de imagens (quando necessário), etc.

A Security possui soluções personalizadas para todos os tipos de empresa e orçamento. Deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato com um consultor.

Gostou? Compartilhe