9 de Agosto de 2023

Como funciona o monitoramento de alarme?

O monitoramento de alarme surge como uma solução eficiente e confiável, oferecendo uma camada adicional de proteção contra ameaças e eventos indesejados em condomínios, edifícios comerciais, indústrias ou outros tipos de instituições e segmentos.

Com o avanço tecnológico, esses sistemas evoluíram significativamente, permitindo uma detecção cada vez mais precisa e sua adoção pode significar a diferença entre a segurança e a vulnerabilidade.

Principais tipos de alarmes para a sua segurança

Existem diferentes tipos de sistemas disponíveis no mercado, cada um com características e funcionalidades específicas que atendem às diversas necessidades.

Por isso, é essencial realizar uma avaliação do local. Isso envolve identificar os pontos vulneráveis da propriedade, como portas, janelas, entradas e áreas externas. Com base nessa análise, é possível determinar a quantidade e o posicionamento estratégico dos dispositivos de alarme.

Dentre os principais tipos de sensores, podemos destacar:

Sensores de infravermelho passivo (IVP)

Amplamente utilizado em sistemas de alarme residenciais e comerciais, o IVP é projetado para detectar a radiação infravermelha emitida pelo calor do corpo humano, assim, consegue perceber o movimento de uma pessoa dentro do campo de visão do sensor, independentemente das mudanças de temperatura. 

No entanto, eles não são sensíveis a pequenas variações, como as geradas por animais de estimação pequenos.

Sensores de infravermelho ativo (IVA)

Comumente usados na proteção de áreas externas, como jardins, pátios ou perímetros de propriedades, consistem em um transmissor e um receptor infravermelho posicionados em lados opostos da área a ser protegida. Quando um objeto ou pessoa atravessa, interrompendo-o, o sensor é ativado e um sinal de alarme é enviado. 

Podem ser úteis para detectar intrusões antes que ocorra a violação de portas ou janelas.

Sensores de movimento 

Podem ser baseados em tecnologias como infravermelho passivo ou micro-ondas, detectando qualquer movimento dentro da área de cobertura designada, enviando um sinal de ativação.

Sensores de abertura

Esses sensores são colocados em portas e janelas, sendo acionados quando esses pontos de entrada são abertos, indicando a violação do perímetro monitorado. Normalmente, consistem em dois componentes: um é instalado na estrutura fixa (porta ou janela), enquanto o outro é colocado no elemento móvel (batente ou moldura). Esses sensores desempenham um papel fundamental na detecção de intrusões, disparando um sinal de alerta quando ocorre uma aproximação desses pontos de entrada e abrindo, assim, a passagem.

Sensores de quebra de vidro

São projetados para distinguir o som característico de vidro quebrando, ideal em áreas próximas a janelas de vidro ou vitrines, por exemplo.

Sensores de vibração

Usados para detectar vibrações ou movimentos fortes em objetos e estruturas. Eles são frequentemente aplicados em portas e janelas, por serem sensíveis a impactos, como tentativas de arrombamento. 

Sensores de fumaça 

Esse tipo é especialmente importante na segurança contra incêndios, porque emitem um sinal de alerta imediato, permitindo uma resposta rápida e evitando danos maiores.

Sensores de detecção de PETs

Minimizam falsos alarmes causados pelo movimento de animais de estimação, visto que podem ser configurados para descartar o disparo em casos de pesos menores do que 30 quilos.

O monitoramento de alarme na prática: protocolos e procedimentos

Uma resposta eficiente e consistente a possíveis eventos, requer protocolos e procedimentos bem estabelecidos que devem ser seguidos pela central de monitoramento e pelos profissionais envolvidos no processo. 

Antes de explorarmos melhor esses aspectos, conheça o papel de cada um:

Central de Monitoramento: é responsável por receber e processar os alarmes dos sistemas de segurança, bem como, coordenar as ações necessárias. A central deve operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo a prontidão a qualquer momento. 

Equipe de Monitoramento: profissionais treinados, experientes e preparados para lidar com uma variedade de contingências e seguir todas as diretrizes do plano de ação definido.

Agora, falando no funcionamento dessa solução, podemos destacar os seguintes aspectos:

  • Verificação de Alarme: por meio de acesso remoto às câmeras ou confirmação direta com o responsável pelo local, esse procedimento ajuda a comprovar que a ocorrência é real antes de acionar as autoridades ou tomar outras medidas.
  • Notificação e Comunicação: o proprietário, contatos de emergência designados e autoridades competentes, como polícia, bombeiros ou serviços médicos de emergência são comunicados de forma rápida e clara, fornecendo informações precisas sobre o ocorrido.
  • Registro e Documentação: são documentadas informações sobre o alarme recebido, a verificação realizada, a notificação efetuada e a resposta tomada. Esses dados são valiosos para análises posteriores, investigações de segurança e conformidade com regulamentações aplicáveis.
  • Manutenção e Testes: devem ser realizados testes periódicos nos equipamentos e nos procedimentos, verificando a conectividade, a funcionalidade dos dispositivos e a eficácia do monitoramento. Assim é possível identificar e corrigir problemas antes que aconteçam.

Conecta Security: os benefícios da integração entre segurança e tecnologia

O Conecta Security é a combinação perfeita das soluções certas em uma única operação.

A união entre a vigilância patrimonial humanizada e uma tecnologia inovadora, com foco na gestão integrada de recursos e processos, permite que empresas usufruam de benefícios como:

  • Proteção aprimorada pela combinação de diferentes recursos eletrônicos.
  • Identificação rápida de padrões anômalos e ameaças à segurança, garantindo uma resposta precisa.
  • Facilidade de um gerenciamento centralizado, simples e eficiente.
  • Projetos personalizados e flexibilidade na adaptação às necessidades e particularidades específicas.
  • Suporte e monitoramento constante.

Conte com soluções personalizadas e integradas para escopos de todos os tipos, tamanhos e orçamentos. Encontre o que o seu negócio precisa, entre em contato conosco aqui

Gostou? Compartilhe