O aumento da criminalidade e os riscos à integridade de pessoas e bens materiais, nos levam a uma grande demanda por soluções de segurança.
Enquanto na esfera pública, essa é uma responsabilidade do Estado, no setor privado, empresas especializadas se encarregam de suprir um dos segmentos que mais geram empregos no Brasil.
Isso porque a figura do vigilante está presente nos ambientes, salvaguardando a existência de todos os tipos de negócios através da proteção de indivíduos e propriedades. Do ponto de vista do mercado de trabalho, isso significa uma alta busca por profissionais devidamente habilitados e atualizados para exercer a função.
Saiba como conquistar uma vaga de vigilante em 2023!
Profissionais essenciais: toda empresa precisa de vigilância patrimonial
A atividade do vigilante é proteger e garantir a segurança. Para isso, podem desempenhar uma variedade de tarefas, por exemplo: patrulhar áreas, monitorar sistemas, fornecer orientações ao público visitante, bem como, lidar com situações emergenciais e ameaças internas e externas.
Seu dever é agir em defesa e prevenção de áreas suscetíveis ao risco, visando reduzir ocorrências, como: furtos, casos de violência, dentre outras situações.
São claras as razões que fazem dessa atividade essencial. Nenhuma empresa consegue operar com tranquilidade sem garantir que o seu patrimônio material e imaterial (colaboradores, clientes, visitantes e parceiros) estejam devidamente protegidos.
O que é preciso para atuar na profissão de vigilante?
Em toda carreira, dedicação e preparo é fundamental. Para o vigilante essa necessidade ganha um peso maior, pois a profissão é fiscalizada pela Polícia Federal.
A lei federal brasileira nº 7.102 de 20 de junho de 1982 é responsável por regulamentar a vigilância privada no país. Estabelece regras sobre o funcionamento de empresas prestadoras de serviços e vigilantes, definindo requisitos da contratação, capacitação, treinamento, deveres, direitos e muito mais.
Confira os critérios existentes para o exercício da categoria:
- ser brasileiro;
- idade mínima de 21 anos;
- ter instrução correspondente à quarta série do primeiro grau;
- qualificação em curso de formação de vigilante;
- passar por curso de reciclagem a cada 2 anos;
- aprovação nos exames de saúde física, mental e psicotécnico;
- não ter antecedentes criminais registrados;
- estar quite com as obrigações eleitorais e militares.
Além de agir com profissionalismo, ética e respeito aos direitos dos indivíduos.
Como é o processo de contratação da Security?
A operação da Security é grande, com presença em mais de 700 cidades e municípios de 11 estados, além do Distrito Federal. Mais de 8.000 colaboradores estão distribuídos nos postos de trabalho. Um número que só tende a crescer.
Houve um investimento significativo em tecnologia e hoje a empresa possui um processo seletivo que funciona totalmente digital, onde é possível analisar e comparar parâmetros e assim filtrar com maior assertividade os candidatos que se adequam aos requisitos das vagas disponíveis.
A plataforma utilizada é o Pandapé, e tudo é feito por um sistema integrado, que acompanha desde a recepção de currículos, até as etapas de conversas iniciais, avaliação psicológica e bate-papo com gestores e diretores das áreas relacionadas.
Também são armazenados todo o histórico coletado durante o processo seletivo, o que gera um banco de dados para outras oportunidades de contratação e recontratação de ex-colaboradores.
Assim, é garantido a agilidade do processo, o tratamento eficiente das informações e uma resposta rápida à demanda dos clientes e aos próprios candidatos.
Deseja conquistar uma vaga de vigilante neste ano? Então confira o passo a passo de como realizar a inscrição do seu currículo:
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