Análise de risco em empresas e sua importância
10 de Agosto de 2022

Análise de risco em empresas e sua importância

A análise de risco patrimonial é um estudo que identifica as vulnerabilidades de uma empresa e avalia qual a probabilidade e os impactos caso se concretizem. Desta forma, é apresentado junto com um relatório, soluções que possam ajudar a mitigar essas falhas e controlá-las, baseada na ISO 31000, norma internacional para gestão de risco, que fornece princípios e diretrizes abrangentes. Para falar sobre o assunto entrevistamos o Analista de Riscos Patrimonial da Security, André Mauricio de Andrade Souza.

A Security por sua vez não tem só a preocupação em cumprir seus compromissos contratuais, mas também em auxiliar os clientes com melhorias na segurança de seus empreendimentos.

Este estudo pode ser solicitado ou sugerido pela empresa prestadora de serviços. "Quando visitamos a planta de um cliente, procuramos identificar as vulnerabilidades, realizando uma visita minuciosa em toda a área perimetral e interna, verificando barreiras físicas, dispositivos de detecção perimetral, sensores internos e externos, sistemas de controle de acesso,  CFTV e todos os procedimentos de segurança, além de avaliar a capacidade técnica da equipe de segurança. Identificamos os riscos, as ameaças e os impactos que poderão ser causados. Trabalhamos sempre baseados na ISO 31000. Após colhermos todos os dados necessários, avaliamos com cautela e estudamos os materiais. Nós também utilizamos um software onde o alimentamos com as informações para emitir um laudo, apresentar a análise ao cliente e fazer as recomendações de melhorias. Não conseguimos zerar o risco, mas podemos mitigá-los através de novas soluções, sendo tecnológicas, capacitação da equipe ou novos procedimentos, assim, trazendo a sensação de segurança no empreendimento”, explica André Mauricio.

Uma empresa que disponibiliza esse tipo de trabalho tem um diferencial no mercado, já que a análise de risco consegue levar ao cliente ainda mais confiança e seriedade. “Nosso objetivo na Security é sempre contribuir com a segurança do patrimônio dos clientes, trazendo novas soluções e melhorias. Esse é o nosso diferencial no mercado”, finaliza. 

Ao investir na análise de risco é possível reduzir as chances de danos ao negócio, evitando perdas totais ou parciais e mantendo o nível de segurança elevado. Com a utilização desse estudo, há também a redução na frequência de ocorrências, garantindo a continuidade e tranquilidade da operação.

Fale com um de nossos especialistas.

Gostou? Compartilhe