A importância do ESG nas empresas e o compromisso da Security
11 de Janeiro de 2023

A importância do ESG nas empresas e o compromisso da Security

Compreender a importância do ESG é essencial para que empresas, de qualquer segmento, mantenham-se competitivas diante dos desafios da sociedade contemporânea. 

A ideia de que não é possível contribuir com um mundo mais sustentável e socialmente consciente diante da busca por resultados financeiros, já não faz mais sentido. Quando devidamente gerenciado, esses objetivos podem e devem caminhar juntos, por isso, precisamos falar dessa tendência e de como alinhar e mensurar a capacidade de um negócio gerar impactos positivos, financeiros, sociais e ambientais.

Neste artigo entenda o que é ESG, seus pilares, importância e como a Security assume esse compromisso.

O que é ESG? 

ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance e consiste em um conjunto de práticas relacionadas diretamente a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Esses pilares vêm ditando novas prioridades no que diz respeito à transformação da gestão de negócios, influenciando o direcionamento de ações e a tomada de decisões. 

Na prática, é como empresas mostram responsabilidade e comprometimento com assuntos importantes para a sociedade, o mercado que atuam, consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores.

O ESG é dividido em três pilares: 

Ambiental - boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente. Visa minimizar o impacto à natureza, com foco em questões importantes como descarte do lixo, poluição e aquecimento global. 

Social - responsabilidade sobre o efeito do negócio, sob a comunidade em que está inserida. Dessa maneira, são ações que pretendem trazer saúde, bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores e seus familiares. 

Governança - políticas de administração transparentes. Consiste em agir com honestidade e ética perante os clientes, fornecedores, colaboradores e demais públicos.

A importância do ESG 

A grande contribuição das práticas de ESG está, principalmente, na compreensão de que no cenário atual de mercado, propósito e lucro são conceitos que devem andar juntos. 

Organizações precisam ter consciência sobre o seu papel e compreender outros critérios importantes para definir e ampliar suas perspectivas, além das métricas financeiras.

O compromisso da Security

A Security acredita que a agenda ESG é uma demanda de mudança de pensamento e cultura que deve se desdobrar em ações efetivas e metas estabelecidas. Confira de que forma a empresa está afirmando esse compromisso em cada esfera:

Ambiental

  • Os uniformes utilizados são descartados de forma adequada e ecológica.

  • Nos escritórios, existe a coleta seletiva que destina os resíduos de reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e aproveitamento energético aos órgãos competentes.

  • Desde 2022, foram implementadas iniciativas sustentáveis no dia a dia, como a substituição dos cartões impressos, digitalização de processos e etapas do ciclo de vida do colaborador, dispensando uso do papel e deslocamentos. 

Social

  • Parcerias com instituições de ensino, escolas de idiomas e informática, em prol do acesso à educação e estímulo à busca de crescimento pessoal e profissional de colaboradores e seus familiares.

  • Programas que visam aproximar, acolher, escutar e valorizar o colaborador. As ações são regulares e acontecem em todos os postos de trabalho. Este é um dos motivos para que a Security seja reconhecida como uma das melhores empresas em Gestão de Pessoas pelo Valor Carreira há 8 anos consecutivos.

  • Instituição corporativa EAD gratuita, com mais de 250 cursos customizados, produzidos em estúdio de gravação próprio. Mais de 43.000 certificações já foram entregues pela Universidade Security.

  • Realização de campanhas solidárias e periódicas, com arrecadação e doação de alimentos, agasalhos, brinquedos, livros e produtos de higiene.

  • Acompanhamento da segurança e promoção da saúde, por meio de lives com orientações e cuidados para uma vida saudável e bem-estar, consultas por telemedicina e visitas em nossos postos de trabalho. 

Governança

  • ISO 9001, atestada pela Bureau Veritas. Desde 2014, a certificação afirma o compromisso com a qualidade dos serviços, foco no cliente e no direcionamento da melhoria contínua dos nossos processos.

  • Reconhecimento Segurança sem Preconceito, pela conscientização e capacitação sobre assuntos relacionados à diversidade e respeito. 

  • Transformação Digital com sistemas líderes de mercado como ERP TOTVS end to end, SOC, Se Suite, Fluig, Pandapé e Movidesk, com o objetivo de proporcionar segurança nas informações, agilidade e foco no cliente.

  • Certificado de Regularidade e Segurança, atestando a aptidão para a prestação de bons serviços, conforme as regulamentações e regras previstas pelos órgãos competentes.

    Há 43 anos, a Security atua na prestação de serviços em vigilância, facilities e tecnologia. Estamos presentes em mais de 900 municípios e 12 estados, garantindo a tranquilidade de clientes e parceiros. Quer saber como encontrar as soluções certas para o seu negócio? Entre em contato conosco aqui.

Gostou? Compartilhe